Evolução das técnicas de aprendizado utilizando TI

O Brasil deu os primeiros passos, no caminho da informática educativa,  em 1971, de acordo com o livro Projeto Educom, quando, pela primeira vez, se discutiu o uso de computadores no ensino de física  (USP de São Carlos), em  (USP de São Carlos), em seminário promovido em colaboração com a Universidade de Dartmouth/EUA. 

As entidades responsáveis pelas primeiras investiga As entidades responsáveis pelas primeiras investigações sobre o uso de  ções sobre o uso de computadores na educação brasileira foram: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas ( Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade  Unicamp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os registros indicam a Universidade Federal do Rio  Os registros indicam a Universidade Federal do Rio  de Janeiro como  de Janeiro como instituição pioneira na utilizaç instituição pioneira na utilização do computador em atividades acadêmicas, por ão do computador em atividades acadêmicas, por meio do Departamento de Cálculo Científico, criado  meio do Departamento de Cálculo Científico, criado em 1966, que deu origem  em 1966, que deu origem ao Núcleo de Computação Eletrônica (NCE). Nessa época, o computador era  utilizado como objeto de estudo e pesquisa, propiciando uma disciplina voltada para o ensino de informática.

A partir de 1973, o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes)  e o Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional (Clates), dessa mesma universidade, iniciaram, no contexto acadêmico, o uso da informática como tecnologia educacional voltada para a avaliação formativa e somativa  utilizando alunos da disciplina de química, utilizando-a para o desenvolvimento de simulações. 

Ainda em 1973, surgiram as primeiras iniciativas na UFRGS, sustentadas por diferentesbases teóricas e linhas de ação. Segundo o livro Projeto Educom, o primeiro estudo utilizava terminais de teletipo (que eram telas de computadores bem diferentes das que temos hoje) num experimento simulado de física para alunos do curso também o  software Siscai, desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), voltado para a avaliação de alunos de pós-graduação em  Educação. 



Universidade Federal de Lavras
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura



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