TUTORIA EM EAD NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

De acordo com o Caderno Temático Tutoria em EAD e o vídeo Aprender a Aprender, Docência Online: Tecendo Possibilidades para a Prática Educativa, conclui-se que para o desenvolvimento da tutoria no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância são essências:

Características

·  Ter formação específica;
·  ter completo domínio do conteúdo;
·  possuir interação mediadora didático-pedagógico;
·  ser reflexivo/construtivo;
·  possuir flexibilidade entre as dimensões de espaço e tempo;
·  ter competências gerencias (planejamento, comunicação, organização);
·  possuir competências pedagógicas (teorias e práticas educacionais);
·  saber expressar-se por escrito com clareza, objetividade e fino trato;
·  conhecer e fazer uso da netiqueta;
· conhecer, saber manusear e ensinar por multimeios, como as diversas mídias, seja televisa, web, ou outros tipos de tecnologias;
·  possuir clara concepção de aprendizagem;
·  sentir o alternativo;
·  partilhar emoções;
·  construir uma fonte de instância de personalização;
·  avaliar e constituir a memória no processo de aprendizagem;
·  facilitar o processo de ensino-aprendizagem;
·  promover a democratização;
·  propiciar ações que possibilitarão o desenvolvimento do cursista e do curso;
·  estabelecer relações empáticas com seus interlocutores;
·  criar vínculos;
·  propiciar a retroalimentação de material didático;
·  possibilitar por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos, o acesso à educação;
·  organizar e potencializar os processos de ensino e de aprendizagem, que se expressam principalmente nos ambientes virtuais de aprendizagem;
·  favorecer mídias impressas que apresentem características diferenciadas daquelas normalmente utilizadas em cursos presenciais;
·  exercer a função mediador didático-pedagógico nos processos de aprendizagem criando propostas de atividades para a reflexão, apoiando sua resolução, sugerindo fontes de informação alternativas, oferecendo explicações, facilitando os processos de compreensão e (re) construção do conhecimento por meio da intensa mediação tecnológica e outras;
·  criar e manter “uma rede de comunicação aberta entre os participantes, promovendo a socialização das ideias e permitindo a construção coletiva de saberes em comum” (MILL, 2007;
·  instigar tanto nos fóruns de discussão, como nos e-mails, programas, chat, blogs, etc.,  a participação dos alunos, chamando-os a opinar, a colaborar e interagir com os demais colegas;
·  facilitar a relação próxima entre o professor-tutor e o professor conteudista para que o primeiro tenha familiaridade com o material disponibilizado para o aluno; para que o professor-tutor possa desenvolver bem seu papel;
·  planejar e executar a avaliação, selecionar os instrumentos, as estratégias e estabelecer critérios que articulem todas as etapas da ação pedagógica, possibilitando aos alunos diversas oportunidades de expressar o conhecimento apreendido;
·  produzir e ressignificar conhecimentos, analisar e posicionar-se criticamente frente às situações concretas apresentadas;
·  avaliar a aprendizagem;
·  avaliar o material didático;
·  avaliar o sistema de tutoria ou orientação acadêmica;
·  avaliar a modalidade de EaD;
·  entre outras. 

Competências

No vídeo Docência Online: Tecendo Possibilidades para a Prática Educativa, vê-se a importância da atração/interação, ou seja, o indivíduo viu o potencial no outro para a construção do seu próprio conhecimento, e mesmo às vezes cansado e quase desistindo diante das dificuldades, obteve ações/mediações que o motivaram a continuar e desenvolver suas potencialidades para sua preparação/capacitação.
Conclui-se que para o desenvolvimento da tutoria no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância tem que se ter o objetivo de formar sujeitos que construam significados para o mundo e para eles próprios, atuando criticamente no contexto social no qual estão inseridos, sendo agentes transformadores na sociedade.

REFERÊNCIAS

BORTOLOZZO, Ana Rita Serenato Bortolozzo, et al.  Tutoria em EAD / Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretoria de Tecnologias Educacionais. – Curitiba: SEED – Pr., 2010. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015329.pdf> Acesso em: 27  set. 2015.
  
BARBOSA, Agda. Vídeo Aprender a Aprender. Docência Online: Tecendo Possibilidades para a Prática Educativa, 2011. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=TRUMW2-Flr4&gt; Acesso em: 27 set. 2015.


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