Os melhores pensadores da educação de todos os tempos

O MEC (Ministério da Educação), em parceria com a Unesco e a Fundação Joaquim Nabuco, disponibiliza gratuitamente a "Coleção Educadores" para download. Ao todo, são 62 livros escritos sobre a vida e a obra de grandes nomes que influenciaram a educação no Brasil e no mundo. Anísio Teixeira, Cecília Meireles, Rousseau, Freud e Piaget são alguns dos destaques. Confira a seguir 20 dos maiores pensadores de todos os tempos.

Jean-Jacques Rousseau (1712 - 1778) nasceu em Genebra (Suíça) no dia 28 de junho. Um de seus textos mais importantes é o tratado pedagógico "Emílio, ou da Educação", que defende que o conhecimento não vê a razão como instrumento para a formação de ideias, mas como resultado de um desenvolvimento que se dá a partir dos sentidos e dos sentimentos.

Conheça mais sobre Rousseau na "Coleção Educadores" à http://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/jeanjacques_rousseau.pdf

Johann Pestalozzi (1746-1827) nasceu em 12 de janeiro em Zurique, Suíça. Durante seus estudos o pedagogo e educador desenvolveu novas práticas educativas, combinando-as com o trabalho manual. Defendia que os sentimentos estimulavam o processo de aprendizagem autônoma da criança.

Conheça mais sobre Pestalozzi na "Coleção Educadores" àhttp://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/johann_pestalozzi.pdf

Friedrich Hegel (1770-1831) nasceu em 27 de agosto em Stuttgart, Alemanha. O filósofo sempre se preocupou com as questões religiosas e políticas. Para ele, sua tarefa era "tornar os homens morais". Na educação, afirmava que ela não contemplava somente o desenvolvimento natural e espiritual das pessoas, mas também era responsável por conduzir a vida individual e comunitária "a sua mais elevada perfeição".

Conheça mais sobre Hegel na "Coleção Educadores" 

Rui Barbosa (1849 - 1923) nasceu em 5 de novembro, na cidade de Salvador (BA). Ele participou ativamente da política brasileira por mais de cinquenta anos. Rui Barbosa propôs reformas na educação defendendo que os homens tinham que ser preparados para a vida, portanto, era necessário um ensino diferente do ministrado até então. Foi criticado por privilegiar a retórica e a memorização, e por se fundamentar sob bases da religião católica no Brasil.

Conheça mais sobre Rui Barbosa na "Coleção Educadores" 

Sigmund Freud (1856 - 1939) nasceu na República Tcheca em 6 de maio. Ficou conhecido como "pai da psicanálise". Sua influência na educação se deu principalmente por seus estudos sobre o desenvolvimento do ser humano na infância, que serviram de base para reflexões pedagógicas sobre o processo de aprendizado infantil.

Conheça mais sobre Freud na "Coleção Educadores" àhttp://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/sigmund_freud.pdf

Émile Durkheim (1858-1917) integra o grupo de cientistas sociais considerados fundadores da sociologia. Ainda adolescente escolheu o que seria no futuro: professor. Formou-se em 1882 e ministrou aulas de pedagogia e ciência social e sociologia em universidades da França.

Conheça mais sobre Durkheim na "Coleção Educadores" àhttp://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/emile_durkheim.pdf

John Dewey (1859 - 1952) nasceu em Burlington, nos Estados Unidos, em 21 de outubro. Filósofo e psicólogo, sua obra pedagógica "Democracia e Educação"(1916) foi importante para a evolução do sistema educativo norte-americano na época. O crescimento e o desenvolvimento são os termos-chave de seu pensamento filosófico, cujo objetivo base é a solução das tensões e a melhoria das relações sociais.

Conheça mais sobre Dewey na "Coleção Educadores"

Maria Montessori (1870 - 1952) nasceu em 31 de agosto na cidade de Chiaravalle, Itália. Ela foi a primeira médica italiana e dedicou-se, depois de sua licenciatura, à educação de crianças com deficiência intelectual num hospital psiquiátrico em Roma. Os conhecimentos acumulados nesse período encontraram grande difusão nas escolas primárias, jardins de infância e escolas especiais.

Conheça mais sobre Montessori na "Coleção Educadores" àhttp://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/maria_montessori.pdf

Henri Wallon (1879 - 1962) nasceu em Paris, França, e iniciou sua vida profissional como professor de filosofia. Tempos depois decidiu estudar medicina e procurou se especializar na psiquiatria infantil e estudar o desenvolvimento das crianças. Diante de suas experiências, ele ajudou a desenvolver um projeto de reforma do ensino francês (Langevin-Wallon) que, mesmo não implementado, foi o mais completo e o mais original da época. Conheça mais sobre Wallon na "Coleção Educadores" à  http://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/henri_wallon.pdf

Edgard Roquette-Pinto (1884-1954) se formou em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em sua carreira colecionou as funções de professor de antropologia, professor de história natural e professor de fisiologia. Fundou em 1923 a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que tinha objetivos educacionais e culturais.

Conheça mais sobre Roquette-Pinto na "Coleção Educadores"

Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959) nasceu no Rio de Janeiro em 5 de março. Ao longo de sua carreira desenvolveu um projeto de educação musical que se espalhou pelo Brasil por meio da implantação de corais nas escolas. Em 1945 fundou a Academia Brasileira de Música.

Conheça mais sobre Villa-Lobos na "Coleção Educadores" à http://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/heitor_villalobos.pdf

Antonio Gramsci (1891-1937) nasceu na Itália e se tornou umas das principais referências no pensamento de esquerda do século 20. Para ele, os intelectuais seriam os agentes das mudanças sociais e a escola seria um dos importantes instrumentos para a conquista da cidadania.

Conheça mais sobre Gramsci na "Coleção Educadores" àhttp://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/antonio_gramsci.pdf

Bertha Lutz (1894 - 1976) nasceu em São Paulo e se tornou um ícone da luta pelo direito feminino no Brasil. Na educação, se destacou pelo projeto de reformulação do ensino da época. Duas de suas propostas foram a criação de escolas superiores de economia doméstica e serviços de extensão em economia doméstica rural entre a população feminina do campo.

Conheça mais sobre Lutz na "Coleção Educadores" àhttp://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/bertha_lutz.pdf

Lev S. Vygotsky (1896 - 1934) foi um dos maiores psicólogos do século 20. É reconhecido também como fundador da escola soviética de psicologia, tendo desenvolvido seus primeiros estudos na área em psicologia da arte. Realizou análises sobre o desenvolvimento da mente humana.

Conheça mais sobre Vygotsky na "Coleção Educadores" 
àhttp://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/Vygotsky.pdf
Jean Piaget (1896 - 1980) nasceu no dia 9 de agosto em Neuchatel, Suíça. Formado em biologia em 1919, começou a trabalhar com testes de inteligência infantil. Seus estudos centraram as investigações nas estruturas cognitivas das crianças e foram especialmente significativos para a psicopedagogia.

Conheça mais sobre Piaget na "Coleção Educadores" 

Paulo Freire (1921 - 1997) dedicou boa parte de sua vida a ensinar as pessoas mais pobres. O educador realizou suas primeiras experiências em 1963, no Rio Grande do Norte, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias. Ele desenvolveu um método inovador de alfabetização.

Conheça mais sobre Paulo Freire na "Coleção Educadores" 
àhttp://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/paulofreire.pdf

Anísio Teixeira (1900-1971) nasceu na Bahia e se formou em ciências jurídicas e sociais. Durante a carreira focou os esforços em estudos de organização escolar. O que mais defendia era a educação para todos. Em 1935 criou a Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro, e, posteriormente, ajudou a fundar a Universidade de Brasília.

Conheça mais sobre Teixeira na "Coleção Educadores" àhttp://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/anisio_teixeira.pdf

Cecília Meireles (1901-1964) nasceu no Rio de Janeiro no dia 7 de novembro. Concluiu o magistério em 1917, começou a dar aulas e dois anos depois iniciou sua carreira literária. Aposentou-se em 1951 como diretora de escola, porém continuou trabalhando como produtora e redatora de programas culturais, na Rádio Ministério da Educação, no Rio de Janeiro (RJ).

Conheça mais sobre Cecília na "Coleção Educadores" àhttp://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/cecilia_meireles_1.pdf

Darcy Ribeiro (1922 - 1997) nasceu em Montes Claros (MG) em 26 de outubro. Queria ser médico, mas mudou de ideia e se formou em antropologia. Uma de suas principais lutas foi em defesa da escola pública. Foi encarregado pelo presidente Juscelino Kubitschek de planejar a Universidade de Brasília e assumiu sua reitoria alguns anos depois.

Conheça mais sobre Ribeiro na "Coleção Educadores" 
àhttp://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/darcy_ribeiro.pdf

Ivan Illich (1926 - 2002) nasceu em Viena. Algumas de suas obras refletem sobre a possibilidade de novas instituições educativas. Seu livro mais famoso é o "Sociedade sem escolas", publicado em 1971, no qual critica o sistema educacional das sociedades contemporâneas.


Conheça mais sobre Illich na "Coleção Educadores" àhttp://download.uol.com.br/educacao/colecao_educadores/ivan_illich.pdf


Fonte:http://educacao.uol.com.br/album/2014/05/02/pensadores-da-educacao.htm#fotoNav=5

Comentários