Hábitos que revelam nossa personalidade

E nossos palpites geralmente estão errados, revelam estudos.

Existem tantas ações triviais durante o dia que acabam esquecidas -- como trocar o papel higiênico do banheiro, enviar um e-mail rápido para um colega ou comprar itens de higiene pessoal na farmácia.

"Mas esses pequenos e insignificantes comportamentos podem dar insights profundos sobre suas emoções, seus traços de personalidade e a forma com que você vê a vida no geral", garante Shana Lebowitz, repórter de estratégia do Business Insider.

Veja a seguir o que diferentes hábitos diários que, segundo ela, podem revelar muito sobre você, mas tenha em mente: nenhuma das informações a seguir é definitiva. "São descobertas recentes que nem sempre se aplicam para você especificamente. Em vez disso, elas podem servir de ponto inicial para aprender mais sobre suas próprias motivações e a das outras pessoas", sugere a jornalista.
1.Seus hábitos de compra podem revelar sua preferência pelo detalhe 

Uma visita à farmácia pode dizer mais sobre a pessoa que você está acompanhando. Elas escrutinam os ingredientes em cada tubo de pasta de dente até encontrar uma que se encaixe em suas necessidades? Ou ela escolhe uma rapidamente e assume que sabe exatamente como funciona? O primeiro tipo de consumidor é o que os cientistas chamam de "explicação maligna" e a segunda é "explicação benigna".

Uma série de experimentos publicados em 2012 descobriram que a explicação maligna tem um score mais alto quando mede reflexo cognitivo, o que significa que eles analisam informação até morrer e preferem muitos detalhes sobre produtos. Já a explicação benigna, por outro lado, tem um score baixo quando mede reflexo cognitivo, o que quer dizer que não se dão bem com tantos detalhes e preferem informações mais gerais.
2. A maneira de pendurar o papel higiênico pode revelar quão assertivo você é

A especialista em relacionamentos Gilda Carle fez uma pesquisa com 2 mil homens e mulheres sobre a forma com que eles penduram o papel higiênico e lidam com questões de relacionamento. Como Carle disse ao The Intercept, os resultados mostraram que aqueles que penduram o papel higiênico de forma que a folha fica sobre o rolo tendem a ser mais dominantes, enquanto aqueles que penduram de forma que a folha saia por baixo tendem a ser mais submisso.

O mais curioso foram pessoas que disseram mudar a direção do papel não importa onde estiverem -- e essas pessoas mostraram maior propensão a ter personalidades dominantes.
3. Você come de tudo ou é chato pra comer? Seus hábitos alimentares podem revelar sua visão de mundo

O Huffington Post conversou com especialistas em comportamentos relacionados a comida e descobriu que nossos hábitos alimentares podem dizer muito sobre nossas personalidades.

Especificamente, quem come devagar geralmente gosta de estar no controle e sabe como apreciar a vida. Aqueles que comem rápido tendem a ser ambiciosos, orientados por metas, abertos a novas experiências e frequentemente impacientes.

Os aventureiros comem provavelmente gostam de sair de suas zonas de conforto, enquanto os mais exigentes são mais neuróticos em diferentes áreas de suas vidas. Finalmente, aqueles que separam diferentes alimentos em seus pratos são detalhistas e disciplinados.
4. O jeito que você caminha pode revelar o quão vulnerável você se sente

Tendemos a assumir muita coisa uns sobre os outros com base na maneira com que as pessoas caminham. Por exemplo, associamos um andar mais relaxado com extroversão e espírito aventureiro, enquanto aqueles que caminham a passos apertados como mais neuróticos. Mas estas presunções geralmente estão erradas. 

A única coisa que pesquisas sugerem fazer algum sentido em relação ao caminhar de alguém tem a ver com o quão vulnerável as pessoas se sentem. Um estudo de 2013 em que os pesquisadores pediram a presidiários que assistissem vídeos de pessoas diferentes caminhando e julgassem qual delas era mais vulnerável à vitimização. Os resultados mostraram que aqueles que tiveram um score maior em termos de psicopatia eram mais propensos a escolher que foram vitimizados no passado. Quando questionados por que fizeram tal julgamento, muitos disseram que poderiam identificar o traço pelo jeito que as pessoas andavam.
5. A maneira como você fala pode revelar seus sentimentos românticos

O psicólogo James Pennebaker passou anos estudando palavras de função, como "o", "a", "isso" e "eu". Ele descobriu, como divulgado pela Fast Company, que a forma com que usamos essas palavras pode fornecer pistas quanto ao nosso gênero, idade, status de saúde mental e se estamos romanticamente interessados em nosso parceiro de conversação.

Por exemplo, Pennebaker e seus colegas ouviram gravações de speed-dates entre homens e mulheres e descobriram que quando os casais usavam estilos de linguagem similares -- especificamente, quando usavam palavras de função similares -- eles eram mais propensos a marcar um segundo encontro.

Os pesquisadores observaram que isso não acontece porque os casais eram parecidos a priori, já que o fenômeno foi registrado inclusive entre pessoas bastante diferentes. Ao contrário, isso acontece provavelmente porque mudamos a nossa linguagem quando estamos interessados em alguém.
6. Seus e-mails podem revelar se você é extrovertido ou narcisista

Se você observar melhor o próximo e-mail que receber, ele pode fornecer alguns insights sobre a personalidade do remetente. De acordo com Tomas Chamorro-Premuzic, extrovertidos são mais propensos a conversar sobre coisas engraçadas, incluindo música e festas. Já pessoas com inteligência emocional mais estreita tendem a usar palavras e emoções negativas, como "deprimido" e "raiva". Embora talvez não seja surpresa para alguns, os narcisistas geralmente falam sobre si mesmos, usando palavras como "eu", "mim" e "meu".
7. Sua pontualidade pode revelar se você é tipo A ou B

Só porque seu amigo está sempre atrasado não significa que ele é imprudente. Um estudo revelou que aqueles que tem um problema crônico de falta de pontualidade são provavelmente indivíduos mais descontraídos, do tipo "B".

Para a psicóloga Linda Sapadin, como ela compartilhou com o jornal The Atlantic, há quatro tipos de personalidade de pessoas que estão sempre atrasadas, mas você pode também ser uma combinação delas.

O perfeccionista não irá sair de casa até que esteja tudo em ordem.

O gerador de crise adora a correria para atender o prazo.

O desafiador está se rebelando contra a autoridade e as normas societárias.

O sonhador está superotimista sobre o quanto conseguem produzir num determinado período de tempo.
8. Seus tics de nervosismo podem revelar se você é ou não um perfeccionista

Há uma razão por que algumas pessoas se envolvem em que os cientistas chamam de "comportamentos repetitivos com foco no corpo" (BFRD), como roer as unhas, puxar o cabelo ou arrancar pedaços da pele.

Numa pesquisa realizada em 2015, pesquisadores filmaram pessoas enquanto estas se encontravam numa situação em que era estressante, frustrante, relaxante ou entediante. Os resultados mostraram que aqueles que tiveram maior pontuação em termos de perfeccionismo eram mais propensas a exibir esses comportamentos, especialmente em condições estressantes, frustrantes e entediantes.

Uma reportagem divulgada pela Scientific American revelou que o tédio pode ser o gatilho para BFRP, uma vez que esses comportamentos podem ser uma forma dos perfeccionistas se sentirem bem por realizar algo em vez de absolutamente nada.


Por: Danilo Barba
Fonte: www.linkedin.com

Comentários