Dinâmicas de grupo criativas



Trocas de segredos, dinâmica do desafio e entrosamento entre equipes estão entre os tipos de dinâmica de grupo mais criativos existentes. Elas servem para tornar o recrutamento mais efetivo e, com isso, reduzir o turnover.

Existem diversos tipos de dinâmica de grupo que, apesar de serem muito usados em processos seletivos, também são excelentes para integrar, desenvolver e resolver conflitos entre os funcionários.

Por meio de dramatizações e brincadeiras, por exemplo, é possível avaliar o comportamento, a personalidade e as principais características dos participantes. Com isso, o recrutamento fica mais efetivo, diminuindo o índice de turnover.

As dinâmicas também são muito usadas para motivar os colaboradores, especialmente em momentos de mudança na empresa. Para não repetir as mesmas atividades, continue lendo para conhecer três tipos de dinâmicas de grupo com diferentes objetivos para aumentar o seu repertório. Confira!

1. Trocas de segredos

Essa dinâmica tem o objetivo de observar a empatia e a confiança entre os membros do grupo. Reúna entre 15 a 20 pessoas e peça para que cada uma escreva um segredo ou um problema que não se sente confortável para falar em voz alta. Os participantes devem disfarçar a letra para não serem identificados e todos os papéis devem ser dobrados da mesma forma.

Depois do sorteio, cada um deve ler em voz alta o que está escrito e assumir aquele segredo como se fosse o seu. Ele deve expor a sua opinião e propor soluções para o problema. A atividade termina depois de todos falarem e permite analisar se o participante consegue se colocar no lugar do outro ou não.

2. Dinâmica do desafio

Você vai precisar de uma caixa de bombons embrulhada e uma música animada para fazer essa dinâmica. Em um grupo de cinco pessoas, no mínimo, comece perguntando como eles lidam com desafios e se alguém quer comentar qual foi o seu maior desafio profissional até o momento.

Peça para que façam um círculo e diga que a caixa contém um grande desafio, que deve ser realizado por quem estiver com ela no momento em que a música parar. Observe o comportamento dos participantes enquanto a caixa está passando de mão em mão e perceba quem está ansioso e quem está mais tranquilo.

Quando parar a música, a pessoa deve abrir a caixa e fazer o que está sendo pedido, que é comer o chocolate. O objetivo é mostrar que o medo de desafios pode nos privar de resultados bons e gratificantes.

3. Entrosamento entre equipes

Essa é uma ótima opção para “quebrar o gelo” e enturmar novas pessoas na equipe ou entre departamentos que não se conhecem. Cada participante deve se apresentar dizendo o nome, o cargo, a idade e uma curiosidade sobre ele.

Você pode incluir mais perguntas, como “qual é o seu sonho?” ou “diga uma qualidade sua que comece com a inicial do seu nome”. O importante é incentivar o entrosamento entre eles e deixar o clima mais agradável.

Comentários