É importante, ter em mente, que de nada valem as boas idéias, se não revestir ações que as ponham em prática.
O centro da atenção
máxima na escola deve ser o aluno. A escola existe em função dele, e,
portanto, para ele. A sua organização em quaisquer dos seus aspectos, deve
ter em vista a consideração do fim precípuo a que se destina: a criação de
condições e de situações favoráveis ao bem estar emocional do educando e o seu
desenvolvimento em todos os sentidos: cognitivo, psicomotor e afetivo, a fim de
que o mesmo adquira habilidades, conhecimentos e atitudes que lhe permitam ser
cidadãos atuantes, face às necessidades vitais e existenciais.
Segundo Mírian P. S.
Zippin Grinspun, a escola deve, hoje, estar comprometida com:
·
a construção do conhecimento, através de uma visão da relação
sujeito-objeto, em que se afirma, ao mesmo tempo, a objetividade e a
subjetividade;
·
a realidade concreta da vida dos alunos, vendo-os como atores de sua
própria história;
·
a responsabilidade do processo educacional na formação da cidadania,
valorizando as questões do saber pensar, saber criar, saber agir e saber falar
na prática pedagógica;
·
a atividade realizada na prática social, levando-se em consideração que é
dessa prática que provém o conhecimento, e que ele se dá como um empreendimento
coletivo;
·
a diversidade da educação, questionando valores pessoais e sociais,
submersos nos atos da escolha e da decisão do indivíduo;
·
a construção da rede de subjetividade que é tecida em diferentes momentos na escola
e por ela;
·
o planejamento e a efetivação do projeto político-pedagógico da escola em
termos de sua finalidade, considerando os princípios que o sustentam, portanto,
a filosofia da educação, que o fundamenta, e as demais áreas que o articulam.
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