TUTORIA EM EAD NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
De acordo com o Caderno Temático Tutoria em EAD e
o vídeo Aprender a Aprender, Docência Online: Tecendo Possibilidades
para a Prática Educativa, conclui-se que para o desenvolvimento da tutoria no
processo de ensino-aprendizagem na educação a distância são essências:
Características
· Ter formação específica;
· ter completo domínio do conteúdo;
· possuir interação mediadora
didático-pedagógico;
· ser reflexivo/construtivo;
· possuir flexibilidade entre as dimensões de
espaço e tempo;
· ter competências gerencias (planejamento,
comunicação, organização);
· possuir competências pedagógicas (teorias e
práticas educacionais);
· saber expressar-se por escrito com clareza,
objetividade e fino trato;
· conhecer e fazer uso da netiqueta;
· conhecer, saber manusear e ensinar por
multimeios, como as diversas mídias, seja televisa, web, ou outros tipos de
tecnologias;
· possuir clara concepção de aprendizagem;
· sentir o alternativo;
· partilhar emoções;
· construir uma fonte de instância de
personalização;
· avaliar e constituir a memória no processo de
aprendizagem;
· facilitar o processo de ensino-aprendizagem;
· promover a democratização;
· propiciar ações que possibilitarão o
desenvolvimento do cursista e do curso;
· estabelecer relações empáticas com seus
interlocutores;
· criar vínculos;
· propiciar a retroalimentação de material
didático;
· possibilitar por meio dos inúmeros recursos didáticos
e tecnológicos, o acesso à educação;
· organizar e potencializar os processos de
ensino e de aprendizagem, que se expressam principalmente nos ambientes
virtuais de aprendizagem;
· favorecer mídias impressas que apresentem
características diferenciadas daquelas normalmente utilizadas em cursos
presenciais;
· exercer a função mediador didático-pedagógico
nos processos de aprendizagem criando propostas de atividades para a reflexão,
apoiando sua resolução, sugerindo fontes de informação alternativas, oferecendo
explicações, facilitando os processos de compreensão e (re) construção do
conhecimento por meio da intensa mediação tecnológica e outras;
· criar e manter “uma rede de comunicação aberta
entre os participantes, promovendo a socialização das ideias e permitindo a
construção coletiva de saberes em comum” (MILL, 2007;
· instigar tanto nos fóruns de discussão, como
nos e-mails, programas, chat, blogs, etc., a participação dos alunos,
chamando-os a opinar, a colaborar e interagir com os demais colegas;
· facilitar a relação próxima entre o
professor-tutor e o professor conteudista para que o primeiro tenha
familiaridade com o material disponibilizado para o aluno; para que o professor-tutor
possa desenvolver bem seu papel;
· planejar e executar a avaliação, selecionar os
instrumentos, as estratégias e estabelecer critérios que articulem todas as
etapas da ação pedagógica, possibilitando aos alunos diversas oportunidades de
expressar o conhecimento apreendido;
· produzir e ressignificar conhecimentos,
analisar e posicionar-se criticamente frente às situações concretas
apresentadas;
· avaliar a aprendizagem;
· avaliar o material didático;
· avaliar o sistema de tutoria ou orientação
acadêmica;
· avaliar a modalidade de EaD;
· entre outras.
Competências
No vídeo Docência Online: Tecendo Possibilidades para a
Prática Educativa, vê-se a importância da atração/interação, ou seja, o
indivíduo viu o potencial no outro para a construção do seu próprio
conhecimento, e mesmo às vezes cansado e quase desistindo diante das
dificuldades, obteve ações/mediações que o motivaram a continuar e
desenvolver suas potencialidades para sua preparação/capacitação.
Conclui-se que para o desenvolvimento da tutoria no
processo de ensino-aprendizagem na educação a distância tem que se ter o
objetivo de formar sujeitos que construam significados para o mundo e para eles
próprios, atuando criticamente no contexto social no qual estão inseridos,
sendo agentes transformadores na sociedade.
REFERÊNCIAS
BORTOLOZZO, Ana Rita Serenato Bortolozzo, et al. Tutoria
em EAD / Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação.
Diretoria de Tecnologias Educacionais. – Curitiba: SEED – Pr., 2010. Disponível
em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015329.pdf>
Acesso em: 27 set. 2015.
BARBOSA, Agda. Vídeo Aprender a Aprender. Docência
Online: Tecendo Possibilidades para a Prática Educativa, 2011. Disponível
em: < https://www.youtube.com/watch?v=TRUMW2-Flr4>
Acesso em: 27 set. 2015.
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