Como liderar uma equipe
Pronto! Você foi promovido(a) a coordenador(a) e tem a missão de liderar uma equipe – seja ela de duas ou 20 pessoas. Isso é tudo o que você sempre quis para mostrar seu talento, mas a pergunta que fica é: você sabe como liderar uma equipe? A liderança é natural para algumas pessoas e para outras ela pode ser aprendida. Se você está um pouco confuso(a) sobre como começar, resumimos em 3 palavras-chave o que é ser líder.
1. Confiança
Tenha em mente que a liderança é um conjunto de comportamentos assimilados e aprimorados por meio de provas diárias de paciência, respeito ao outro, abertura de pensamento e empatia. Todo líder deve ter confiança no que diz, e a mesma confiança para mudar de opinião quando se vê numa situação em que a mudança é necessária. Ser maleável não quer dizer volúvel: as opiniões são bem pensadas, as decisões, muito bem avaliadas e, os riscos, planejados. Manter a palavra também ajuda a passar confiança: as promessas vão de aumentos de salário a melhores condições de trabalho. Um líder é coerente em relação ao que diz e, por vezes, muda de rota para manter a confiança dos colaboradores à sua volta.
Quando falamos de confiança, é importante lembrar também que uma das provas de fogo para verificar se uma pessoa sabe como liderar uma equipe é avaliar sua habilidade de transmitir credibilidade ao grupo. Pois, basta uma colocação infeliz durante uma reunião ou uma imposição feita sem diálogo, para a simpatia e a confiança do time em você estremecer. A saída? Aprender o que cada um mais valoriza e adaptar seu comportamento para oferecer isso.
>> Leitura recomendada: As tendências globais de gestão de pessoas, segundo Deloitte e McKinsey
2. Colaboração
Essa é uma peça fundamental no trabalho em equipe. Afinal, o que é uma equipe sem o comprometimento de um líder? Pessoas agrupadas sem nenhum propósito. Ao liderar uma equipe, é preciso mostrar que se importa e trabalha pelo sucesso do grupo, por um mesmo objetivo. Por meio da colaboração não só é possível dar voz aos colaboradores, como fazer com que sua visão da organização seja clara. Impor regras ou processos rígidos pode impedir a motivação entre a equipe, e barrar sua criatividade. Navegue conforme a maré, sabendo lidar com as pressões externas e sem perder mão de sua autoridade.
>> Leitura recomendada: People Analytics: A tendência que está transformando a gestão de pessoas
3. Responsabilidade
O termo “líder” vem do inglês leader e significa conduzir, guiar. Por princípio, líderes devem saber o que estão fazendo. Devem se preparar para assumir responsabilidades, algumas vezes por incidentes cuja culpa não é sua. Por isso, não seja um(a) líder que sempre culpa os colaboradores pelos problemas da equipe. Seja honesto(a) consigo mesmo(a) e com as pessoas que trabalham com você e assuma a culpa do que for um erro seu.
Mas, quando a pauta é responsabilidade, é importante deixar claro que ela não é só do líder, mas de toda a equipe. Compartilhar as responsabilidades é uma boa maneira de criar uma dinâmica eficiente no grupo, construir confiança, melhorar a organização no trabalho e resolver conflitos. Se todos se sentem parte do processo, estarão trabalhando pelo seu sucesso. As lideranças também transmitem energia positiva e instigam atitudes produtivas, o que engaja a equipe de maneira responsável – porque todos sabem que depois serão avaliados e, com bons resultados, recompensados.
Livros e filmes imprescindíveis para líderes
Fonte: https://blog.runrun.it/como-liderar-uma-equipe-em-3-licoes-basicas/?utm_source=news&utm_medium=email&utm_campaign=blog-rdstation-14-12
Comentários
Postar um comentário