Tédio no trabalho: 4 ideias de como transformá-lo em produtividade

O tédio é um sentimento que pode afetar negativamente a produtividade do profissional dentro do ambiente corporativo.

Para acabar com o tédio, é preciso antes de qualquer coisa descobrir qual o motivo desse sentimento para então transformá-lo em produtividade.

Quem nunca passou por períodos de tédio durante o trabalho que atire a primeira pedra! É bastante comum que, em um determinado momento do dia, um profissional se depare com um sentimento de preguiça que tira sua vontade de fazer qualquer coisa. Este sentimento é conhecido como tédio.
O tédio é o principal sentimento que afeta a produtividade de um profissional, prejudicando seu rendimento no trabalho e podendo trazer consequências sérias e desagradáveis para o colaborador, sendo que a principal delas é a demissão. Para deixar o tédio de lado e saber aproveitar o seu tempo da melhor maneira para aumentar a produtividade, confira as dicas a seguir:

Reconheça que você está com tédio


A maior dificuldade das pessoas é assumir que realmente estão entediadas, uma vez que ninguém quer assumir que está sem fazer nada no trabalho. Em uma tentativa de enganar a si mesmo e aos demais, a tendência é que o profissional fique procurando outras atividades só para não mostrar que está sem fazer nada. Portanto, reconheça que o tédio está tomando conta de sua vida e se afaste da tentação da procrastinação.

Tente descobrir o motivo de seu tédio


O tédio nem sempre está diretamente relacionado à falta de tarefas. Por mais estranho que pareça, as pessoas ficam entediadas justamente pelo excesso de demandas ou por fazer muitas tarefas repetitivas e extremamente fáceis.
Quando você conseguir identificar o motivo do seu tédio, se torna mais fácil acabar com ele. Se é excesso de atividade, ficar parado só vai atrasar ainda mais seu trabalho. Se o tédio é pelo fato de as tarefas serem extremamente fáceis, não há exatamente um motivo, não é mesmo? Afinal, se é fácil, é só fazer!

Deixe as distrações de lado


O celular pode ser um grande empecilho para o seu rendimento. Isso porque, logo no primeiro momento de desânimo, sua ação provavelmente é pegar o celular e ficar longos minutos rolando o feed do Facebook, do Instagram e mandando mensagens no WhatsApp. Para não cair nessa tentação, deixe o celular de lado.

Supere as suas próprias metas


Uma boa dica para não deixar as tarefas para depois e ficar entediado é tentar fazer com que suas atividades sejam um pouco mais divertidas. Se você tem uma lista de tarefas fáceis a executar, mas que são extremamente repetitivas a ponto de te deixar com sono, estipule um prazo para terminar tudo. Se você cumprir esse prazo, pode se recompensar com um mimo no final do dia. Assim, você sentirá uma motivação para terminar tudo e finalizar o dia sem peso na consciência.

Fonte: http://www.mundocarreira.com.br

Comentários