É importante, ter em mente, que de nada valem as boas idéias, se não revestir ações que as ponham em prática.

O centro da atenção máxima na escola deve ser o aluno. A escola existe em função dele, e, portanto, para ele. A sua organização em quaisquer dos seus aspectos, deve ter em vista a consideração do fim precípuo a que se destina: a criação de condições e de situações favoráveis ao bem estar emocional do educando e o seu desenvolvimento em todos os sentidos: cognitivo, psicomotor e afetivo, a fim de que o mesmo adquira habilidades, conhecimentos e atitudes que lhe permitam ser cidadãos atuantes, face às necessidades vitais e existenciais.

Segundo Mírian P. S. Zippin Grinspun, a escola deve, hoje, estar comprometida com:

·                    a construção do conhecimento, através de uma visão da relação sujeito-objeto, em que se afirma, ao mesmo tempo, a objetividade e a subjetividade;
·                    a realidade concreta da vida dos alunos, vendo-os como atores de sua própria história;
·                    a responsabilidade do processo educacional na formação da cidadania, valorizando as questões do saber pensar, saber criar, saber agir e saber falar na prática pedagógica;
·                    a atividade realizada na prática social, levando-se em consideração que é dessa prática que provém o conhecimento, e que ele se dá como um empreendimento coletivo;
·                    a diversidade da educação, questionando valores pessoais e sociais, submersos nos atos da escolha e da decisão do indivíduo;
·                    a construção da rede de subjetividade que é tecida em diferentes momentos na escola e por ela;
·                    o planejamento e a efetivação do projeto político-pedagógico da escola em termos de sua finalidade, considerando os princípios que o sustentam, portanto, a filosofia da educação, que o fundamenta, e as demais áreas que o articulam.

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