Avaliação na EAD
Acredito que o processo de avaliação na EaD deve ocorrer da
maneira mais completa possível por meio de observações das participações e
interações em fóruns, resenhas, provas virtuais com questionários e questões
abertas, provas presenciais, trabalhos em grupo através de chats e
videoconferências, apresentações de trabalhos individuais e em grupo
presenciais, desenvolvimento e apresentações de projetos, entre outras.
As competências que devem ser observadas nas
avaliações na educação à distância têm que “combinar variedades de
instrumentos que possibilitem contemplar aspetos quantitativos e qualitativos,
e “que envolvam aspectos pedagógicos, programáticos, curriculares, educacionais
e sociais (Fonseca, 2009; Russo, 2001)”.
Um dos maiores desafios tanto na educação presencial como
na EAD é estabelecer metodologias de avaliação que envolvam o
ensino-aprendizagem fugindo dos moldes tradicionais baseados em números e
porcentagens.
Nem sempre as “provas” são suficientes para diagnosticar os
conhecimentos dos alunos, pois se prende a um único resultado do processo.
A avaliação em Educação a Distância não deve se restringir
apenas a aspectos cognitivos (projeto final, prova), mas englobar também
aspectos comportamentais. Avaliar e acompanhar o aprendizado do aluno
envolve, além das teorias pedagógicas, questões tecnológicas.
O acompanhamento por meio das plataformas possibilita ao
professor acompanhar o aluno durante a realização do curso, levando-se em conta
as interações do aluno com o ambiente de ensino. O número de acessos e o tempo
de permanência no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por exemplo, apesar de
representarem, a priori, uma avaliação quantitativa, se observados sob outro
ponto de vista, nos fornecem informações representativas no que concerne o
interesse e a participação do aluno. A avaliação em EAD é um processo contínuo,
onde aspectos como interesse, cooperação e participação nas atividades
propostas são extremamente importantes.
Para Woodbine (1997), a avaliação em ambientes
colaborativos tem acompanhado a tendência de avaliar não somente o produto, mas
todo o conjunto. Neste contexto, é preciso definir o método de avaliação (o que
será avaliado), os objetivos instrucionais (o que o aluno precisa apreender) e
a melhor forma de acompanhamento desse aluno (tutoria).
Com o intuito de auxiliar o aluno a tornar-se mais
autônomo, crítico, responsável, compreendendo seu desenvolvimento pessoal, os
instrumentos da avaliação, associados a uma auto-avaliação devem buscar uma
avaliação formativa (Hadji, 2001).
Fonte: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/159-TC-D3.htm
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