Avaliação na EAD

Acredito que o processo de avaliação na EaD deve ocorrer da maneira mais completa possível por meio de observações das participações e interações em fóruns, resenhas, provas virtuais com questionários e questões abertas, provas presenciais, trabalhos em grupo através de chats e videoconferências, apresentações de trabalhos individuais e em grupo presenciais, desenvolvimento e apresentações de projetos, entre outras.
As competências que devem ser observadas nas avaliações na educação à distância têm que “combinar variedades de instrumentos que possibilitem contemplar aspetos quantitativos e qualitativos, e “que envolvam aspectos pedagógicos, programáticos, curriculares, educacionais e sociais (Fonseca, 2009; Russo, 2001)”.

Um dos maiores desafios tanto na educação presencial como na EAD é estabelecer metodologias de avaliação que envolvam o ensino-aprendizagem fugindo dos moldes tradicionais baseados em números e porcentagens.
Nem sempre as “provas” são suficientes para diagnosticar os conhecimentos dos alunos, pois se prende a um único resultado do processo.

A avaliação em Educação a Distância não deve se restringir apenas a aspectos cognitivos (projeto final, prova), mas englobar também aspectos comportamentais.  Avaliar e acompanhar o aprendizado do aluno envolve, além das teorias pedagógicas, questões tecnológicas.

O acompanhamento por meio das plataformas possibilita ao professor acompanhar o aluno durante a realização do curso, levando-se em conta as interações do aluno com o ambiente de ensino. O número de acessos e o tempo de permanência no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por exemplo, apesar de representarem, a priori, uma avaliação quantitativa, se observados sob outro ponto de vista, nos fornecem informações representativas no que concerne o interesse e a participação do aluno. A avaliação em EAD é um processo contínuo, onde aspectos como interesse, cooperação e participação nas atividades propostas são extremamente importantes.

Para Woodbine (1997), a avaliação em ambientes colaborativos tem acompanhado a tendência de avaliar não somente o produto, mas todo o conjunto. Neste contexto, é preciso definir o método de avaliação (o que será avaliado), os objetivos instrucionais (o que o aluno precisa apreender) e a melhor forma de acompanhamento desse aluno (tutoria).

Com o intuito de auxiliar o aluno a tornar-se mais autônomo, crítico, responsável, compreendendo seu desenvolvimento pessoal, os instrumentos da avaliação, associados a uma auto-avaliação devem buscar uma avaliação formativa (Hadji, 2001).


Fonte: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/159-TC-D3.htm

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