O Papel do Líder do Futuro nas Corporações


Liderança nas Organizações Contemporâneas 

Finalmente as empresas perceberam que o ambiente organizacional e seus colaboradores são os maiores responsáveis pelo sucesso de seus negócios. Assim, a fim de se manterem competitivas, as empresas procuram criar um clima organizacional que motive o trabalho em equipe e a criatividade de seus colaboradores.

Como parte desta iniciativa, as empresas iniciaram programas para a preparação de líderes que tenham a capacidade de fazer aflorar essas caraterísticas na equipe. Tarefa essa que não é fácil, pois, muitas empresas confundem o papel da liderança com o papel do chefe e acabam correndo o risco de verem naufragar o desenvolvimento do clima organizacional e a criatividade, pois, o papel do chefe pode ter efeito inibidor sobre os colaboradores.

O papel do líder evoluiu e novas características tornaram-se essenciais para que o líder possa fazer com que a equipe obtenha os melhores resultados, através da administração de conflitos, da manutenção da autoestima do grupo e da atuação como agente motivacional.

Atualmente os líderes devem atuar como cada vez mais como agentes de intercâmbio entre a empresa e seus liderados, fornecendo a direção a ser seguida pela equipe, feedback sobre a atuação e sobre os resultados da equipe, e o que a empresa espera de seus colaboradores para que possa atingir seus objetivos, sendo esta a razão maior da existência da organização.

Portanto, a boa comunicação, o relacionamento interpessoal, a empatia, o poder de persuasão, a imparcialidade e o feedback tornam-se características importantes para que o líder exerça seu papel e vença os desafios que são propostos para a função.

Através destas características, o líder consegue obter melhores resultados da sua equipe, pois desce do pedestal no qual naturalmente é colocado pelos membros da equipe e se colocar no meio de todos, falando a mesma língua.

De acordo com Wagner Siqueira, a liderança precisa ser flexível e ter capacidade de adaptar-se á turbulência das crises de forma rápida e serena, mantendo confiança na capacidade de obter resultados positivos.

Além dessas características existem alguns aspectos que as pessoas enxergam nos líderes como: 1) a competência no que faz, o que não quer dizer que o líder deva ser melhor que seus liderados, mas deve ter uma visão ampla da área e passar confiança de que conhece a operação de forma específica e de forma geral; 2) a ambição positiva, que busque o crescimento próprio e da equipe e; 3) seriedade pessoal e profissional, que nada mais é do que agir com transparência, seriedade e honestidade, tanto na via profissional quanto na vida social.

Existem também os aspectos que são transmitidos pelo líder como: 1) a crença no que ele diz, a confiança que emana do líder através das suas palavras e dos seus atos; 2) direção mesmo sem dar ordens e; 3) esperança de melhoria para os colaboradores que estão a seu lado.

Com esses aspectos, podemos citar os grandes líderes do Século XX como Ghandi e Nelson Mandela que conseguiram transmitir e serem vistos com todos esses aspectos, inclusive por seus opositores políticos.

Para que possam enxergar esses aspectos e a forma com a qual se inserem no grupo de seus colaboradores, os líderes devem avaliar seus perfis comportamentais, seus pontos fortes e seus pontos a serem desenvolvidos. É fundamental, portanto, que os líderes desenvolvam seu autoconhecimento para que saibam controlar a imagem que transmitem.

A administração de conflitos e de interesses é um dos grandes desafios do líder, pois, pode atrapalhar o desenvolvimento e o trabalho em equipe. Para vencer esse desafio, o líder deve ter sensibilidade para lidar com pessoas e fazer a abordagem pessoal da forma menos traumática para o liderado, sem perder a confiança ou desmotivar o colaborador.

Outro desafio que o líder enfrenta é a tomada de decisão. O líder deve ter discernimento entre o que é realmente importante e o que é supérfluo dentro do trabalho da sua equipe e para o futuro da organização.

Para tomar as decisões corretas o líder deve saber ouvir as considerações de seus liderados, promovendo reuniões de debates nas quais os liderados sintam-se participadores das decisões. De acordo com Ronald Heifetz, o líder deve ser capaz de criar zonas de desconforto produtivas, para que seus liderados sintam confiança em colaborar com idéias e sugestões, sempre priorizando a importância do assunto, e não atraindo atenção para si mesmo.

Como parceiro empresarial, o líder deve ser o agente da mudança que conhece e enfrenta a realidade da organização, identificando as competências da sua equipe e oportunidades que surgem, tanto dentro da organização como no nicho de atuação da empresa.

A partir desse conhecimento o líder deve ajudar seus colaboradores a enxergarem o panorama organizacional a fim de que se preparem para superar as deficiências e adversidades, e gerar capital intelectual, que será a chave para que as organizações obtenham vantagem competitiva nas suas áreas de atuação.

O líder surge quando conquista a confiança da sua equipe, por isso, o saber ouvir, dar e obter feedback se tornam ferramentas importantes para conquistar a confiança e, também, para obter atenção da sua equipe nas reuniões. Além disso, as ações do líder servem como exemplo a serem seguidos pelos seus liderados.

O sucesso do líder ocorre quando este consegue transmitir os princípios norteadores do negócio, os objetivos e os valores da organização, e quando traz resultados consistentes e duradouros para ambos – organização e equipe – através da tomada de decisões importantes, muitas vezes a partir de informação incompletas.

Correr riscos calculados e mostrar compromisso com a ação são fatores que sempre acompanharão o líder e com os quais o líder deve aprender a lidar, porém, são características que o fortalecerão sua imagem junto ao grupo.

Num ambiente turbulento, em que surgem riscos e oportunidades a todo instante, o líder deve focar as oportunidades, pois, na exploração correta das oportunidades é que se encontra o futuro sucesso da organização.

A capacidade da liderança de extrair participação e contribuição de seus colaboradores através de seus conhecimentos, valores e habilidades é o que será decisivo para o sucesso estratégico das organizações.

Um exemplo de liderança pode ser visto na reportagem de Patrícia Cançado, do jornal O Estado de São Paulo, o presidente da BRMalls, Carlos Medeiros, afirma participar de todas as entrevistas de candidatos a funcionários da empresa, do estagiário ao executivo, além de fazer uma reunião anual de dois dias com os principais executivos para avaliar cada um dos funcionários. E trabalha com o uniforme da empresa. Agindo desta forma, Medeiros coloca-se no mesmo nível de seus funcionários, sem distinção, e consegue o engajamento de todos na execução dos projetos estratégicos.

O líder deve ter em mente a liderança, e não o gerenciamento ou a chefia. A principal diferença entre esses papéis está na forma da abordagem de assuntos delicados e da utilização da persuasão. Os chefes tendem a persuadir e a desafiar as pessoas a mudar suas prioridades e valores, para atingir o objetivo a qualquer custo. Já os líderes utilizam-se da empatia e da atenção despertada em seus liderados para atingir os seus objetivos.

Os líderes e as organizações devem sempre se atentar para o fato de que estão lidando com pessoas, que são as grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização e, se nos atentarmos para as características do líder veremos que todas dizem respeito ao relacionamento e ao trato com as pessoas. Por isso, as organizações devem entender claramente o que é liderança, e alinhar a hierarquia com a sua estrutura organizacional.

Referências

BENNIS, Warren. A nova liderança. Revista HSM Management. Março e abril de 2000, pp. 75-83.

CANÇADO, Patrícia. O presidente da empresa não perde uma entrevista. Disponível emhttp://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101206/not_imp649948,0.php. Acessado em 24/01/2011.

FRANCISCO, Waldemir José. Fundamentos da liderança. Disponível emhttp://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4690/fundamentos-da-lideranca.html. Acessado em 22/01/2011.

RODRIGUES, Edson. Liderança: uma abordagem prática. Disponível emhttp://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/6860/lideranca-uma-abordagem-pratica.html. Acessado em 24/01/2011.

SIQUEIRA, Wagner. Aumente sua flexibilidade à mudança. Disponível emhttp://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/3283/aumente-sua-flexibilidade-a-mudanca.html. Acessado em 24/01/2011.

TAYLOR, William. O líder do futuro. Disponível emhttp://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0689/noticias/o-lider-do-futuro-m0052823. Acessado em 22/01/2011.

Fonte: https://revistapanorama360.wordpress.com/gestao-empresarial/lideranca-e-gestao-de-pessoas/lideranca-nas-organizacoes-contemporaneas-o-papel-do-lider-do-futuro-nas-corporacoes/

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