Geração Omni Channel: nós queremos "clicar" em tudo e ao mesmo tempo.

Copa Libertadores, Flamengo e San Lourenço e meu filho se preparando para assistir ao jogo. Com apenas 7 anos de idade, ele pega seu ipad, liga a televisão e ao mesmo tempo seus dedinhos clicam direto no jogo de futebol do tablet, que ele joga regularmente 15 minutos por dia.
Começa o jogo na televisão e ao mesmo tempo, começa o jogo nos dedos dele. Eu fiquei intrigada com aquilo, afinal tive um dia cansativo, queria assistir uma série no Netflix ou algum outro programa que não fosse jogo de futebol. Então eu pergunto: "Filho, você está jogando ou assistindo?" E ele sabiamente me responde: "Mãe, eu tô seguindo a orientação do jogo". Nesta hora vi minha chance de mudar de canal indo por água abaixo. E ao mesmo tempo, fiquei me questionando, aonde estaria a mente dele naquela hora? O que ele quis dizer com "estou seguindo a orientação do jogo". Ele estava no jogo da TV ou no jogo no tablet? A resposta é: nos dois lugares ao mesmo tempo.
A atitude do meu filho reflete a atitude de muitos de nós nos últimos tempos, envoltos pela tecnologia de tal forma que os micro momentos se tornaram integrados. Ao mesmo tempo que assistimos televisão, estamos conectados aos smartphones, comentando nas redes sociais, fazendo pesquisas e assistindo vídeos.
Segundo pesquisas recentes do Google, 80% dos brasileiros usam seus dispositivos para saber mais sobre algum produto ou serviço que querem comprar. O Consumidor Omni Channel como descrevo aqui, está ligado em todos os canais ao mesmo tempo. A campanha de televisão por si só não vende mais o produto. É necessário estar on-line, estar nas ruas, nos jornais, tudo ao mesmo tempo.
A geração integrada são nossos filhos, mas também somos nós. Vemos os tios, as tias, mães e pais, no Whatsapp, no Facebook e assistindo vídeos no Youtube. Todos fomos influenciados pela cultura digital que não apenas nos levou ao universo on-line mas também nos tornou mais interativos. Já vemos em São Paulo por exemplo, alguns mobiliários urbanos, totalmente interativos, afinal interagir, reagir e comentar já faz parte do nosso dia-a-dia.
Temos a impressão de que precisamos clicar, precisamos "dizer" curti, amei, uau, haha ou odiei. Meu pai sempre me incentivou a ler livros e tem uma grande biblioteca em casa. Mas ele ainda não descobriu o mundo maravilhoso do Kindle. Colorir, comentar, marcar e anotar, dentro do livro, como não criaram isso antes? Quando se aproxima o final do ano, as agendas começam a chegar nas livrarias, e elas são lindas. Algumas em capa dura, outras em spiral, das mais diversas cores e formatos. Mas a agenda do Google já ganhou espaço no nosso coração, afinal ela nos avisa dos compromissos, não é mesmo? Ela interage com a nossa vida, aprendemos a gostar disso.
Criamos nosso mundo dentro dos celulares, das redes sociais, dos joguinhos, do NetFlix e do Spotfy. Montamos nosso castelo de ideias, abrimos o Evernote, anotamos nossas reuniões, registramos com imagens e salvamos no Dropbox, afinal tudo está a um clique.
Há pouco tempo atrás, o controle remoto era o único cobiçado clique de toda família. Mas agora, ter diversos cliques à nossa disposição é muito mais emocionante.
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/gera%C3%A7%C3%A3o-omni-channel-n%C3%B3s-queremos-clicar-em-tudo-e-ao-b-arbigaus

Comentários