BLENDED LEARNING OU ENSINO HIBRIDO

Moran (2015, p. 39) afirma que “o ensinar e o aprender acontecem em uma interligação simbiótica, profunda e constante entre os chamados mundo físico e digital”. Sua colaboração mostra-nos que ensinar e aprender em espaços flexíveis e mesclados pode tornar esse processo fascinante, possibilitando a integração e a contribuição dos diferentes sistemas de ensino, promovendo a aprendizagem significativa para o aluno por meio de experiências diversas.

Não são dois mundos ou espaços, mas um espaço estendido, uma sala de aula ampliada, que se mescla, hibridiza constantemente. Por isso a educação formal é cada vez mais blended, misturada, híbrida, porque não acontece só no espaço físico da sala de aula, mas nos múltiplos espaços do cotidiano, que incluem os digitais.

Clique no link abaixo para conhecer alguns modelos e propostas.


E também assista ao vídeo abaixo.


Referências:

MORAN, J. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Orgs.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.

 Kroton Educacional

Comentários