Habilidades socioemocionais





A educação do século XXI tem que ser capaz de envolver tecnologias a favor dos conhecimentos cognitivos integrados as habilidades socioemocionais.

Com a Base Nacional Curricular Comum, recentemente estabelecida, há a necessidade do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que são divididas em 10 competências que precisam ser oferecidas na Educação Básica de acordo com cada nível de ensino.

Como se sabe as habilidades socioemocionais sempre foram fundamentais para a prática da cidadania a favor de uma sociedade mais justa e inclusiva a favor de todos.

Conseguinte, muitos indivíduos necessitam de intervenções para mudanças favoráveis a todos, pois tem-se muitas famílias, de todas as classes sociais, que entregam seus filhos as instituições de ensino (escolas/faculdades), com poucas habilidades socioemocionais desenvolvidas, e esses encontram, muitas das vezes, educadores que não tiveram capacitações para poder contribuir para as suas formações, e o resultado pode ser visto em sociedade, em que muitos acabam por se entregar aos crimes, as violências, as drogas, ao alcoolismo, ao egoísmo, a falta de empatia, ao desprezo ao outro, as ações sem autonomia, a falta de responsabilidades, a falta de flexibilidades, a falta resiliências e determinações, às tomadas de decisões sem princípios éticos e sem democracias, etc.

E muitos, sem saber buscar as devidas soluções para os seus problemas, tiram as próprias vidas.

Assim, desde a Educação Infantil, o indivíduo tem que ser preparado para a vida em sociedade de forma benéfica para si e para os outros.

“Os diferentes instrumentos e técnicas que o homem assimila e orienta para si mesmo pode influenciar suas próprias funções mentais como estímulos artificiais e externos pelos quais domina seus próprios estados interiores” (LIMA et al., 2010, p.20).

Em vista disso, percebe-se que as reações externas do indivíduo dependem do domínio do seu estado interior, e que o externo pode afetar o seu estado interior, por isso os instrumentos, as técnicas e auxílios eficientes são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

E por isso, todas as instituições de ensino (escolas/faculdades) necessitam de capacitações contínuas para os educadores, por meio da formação continuada, para que possam ter técnicas e instrumentos para conseguir auxiliar de formas eficientes e oferecer condições aos indivíduos para que possam ter suas capacidades cognitivas e suas habilidades socioemocionais desenvolvidas de acordo com suas necessidades.

Por essa razão, o indivíduo que passou por toda a educação básica e não conseguiu desenvolver suas habilidades socioemocionais e ingressou em um curso superior pode ser auxiliado pelos educadores a se desenvolver, pois o desenvolvimento pode ser realizado em qualquer fase que ele esteja, desde que seja mediado pela eficiência de educadores capacitados.

O desenvolvimento "é todo movimento que o ser executa durante a vida no caminho de sua formação” (SILVA, 2009, p.8).

Portanto, durante toda a vida podemos aprender, independente do nível de ensino que estejamos, e temos que tirar o máximo de proveito disso para que possamos progredir a cada dia mais.

Isto posto, tanto educando como educadores, podem buscar suas formações continuadas por meio de instrumentos, técnicas e auxílios que favoreçam seus avanços, seus conhecimentos e seus desenvolvimentos, para que possam vir a ser o melhor que podem ser.

Por: Alessandra Pinheiro


REFERÊNCIAS
LIMA, Alceu Amoroso et al.  LEV SEMIONOVICH VYGOTSKY. Coleção Educadores. MEC, 2010. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4685.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2019.
SILVA, Rafael Bianchi. Desenvolvimento e comportamento Humano. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.



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