Lições - "O Gambito da Rainha"


                                                                                        

Por: Alessandra Pinheiro

O "Gambito da Rainha" é uma minissérie interessante que propõe reflexões sobre as ações humanas diante das possibilidades que o meio oferece e das reações e escolhas que se pode ter.

Destarte,  vê-se uma garota que teve que buscar meios para poder encontrar um direcionamento que a pudesse dar sentido para lutar e construir a sua história. Assim, ela descobre com o jogo de xadrez uma oportunidade incrível.

Conseguinte, diante das escolhas que ela teve que fazer, pode-se tirar lições importantes, como:

1º A vitimização impede as vitórias
Por mais difícil que seja a situação vivenciada, tem-se que tirar o máximo de proveito para aprender com ela, e atentar para novas oportunidades e possibilidades. A vitimização, muitas das vezes, impede que se veja que autoria da história é  individual, e que cada capítulo pode ser escrito de forma diferente com base em escolhas, melhorias e aprendizados constantes.

2º Os vícios são destrutivos
Os prazeres momentâneos propiciados pelos vícios não valem o preço que se paga, pois é muito alto e impede que as oportunidades sejam aproveitadas corretamente. Vença-os!

3º As dedicações e  os treinamentos são fundamentais
Quanto mais se dedica a aprender algo de forma profunda e integral pode-se dominá-lo e usá-lo a seu favor e a favor dos outros.

O passado não é uma sentença
As lições do passado precisam ser aprendidas e não pode-se deixar que impeçam o avanço constante na vida e na carreira.

5º A derrota de hoje pode possibilitar a vitória de amanhã
Mapeie e analise os erros, aprenda com eles, estude novas possibilidades e crie novas estratégias para as ações.

6º Os maiores adversários
Muitas pessoas tomam decisões que as posicionam como seus maiores adversários, o que as levam, em muitos dos casos, a terríveis derrotas. Assim, deve-se analisar constantemente as escolhas feitas e os resultados alcançados.

Vitória conquistada
A vitória de hoje não garante a vitória de amanhã, deste modo, todos os dias deve-se analisar os desafios, os erros, as possibilidades, as escolhas e as aprendizagens, para que cada capítulo seja escrito da melhor forma possível.


Comentários