Educação Transformadora
Diante
da história da humanidade vemos a revelação da necessidade da preparação de cidadãos
para que possam ser e fazer a diferença na sociedade em que vivemos,
valorizando sempre a educação, na qual é preciso o favorecimento dos educadores
em todas as áreas da convivência humana.
Nenhum
país alcança pleno desenvolvimento, se não garantir a todos os cidadãos, em
todas as etapas de sua existência, as condições para uma vida digna, de
qualidade física, psicológica, social e econômica.
A
educação tem nesse cenário, papel fundamental, sendo a escola o espaço no qual
deve favorecer a todos o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de
competências, ou seja, a possibilidade de apreensão do conhecimento
historicamente produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício
efetivo da cidadania.
É no
dia-a-dia escolar que crianças e jovens, enquanto atores sociais tem acesso a
diferentes conteúdos curriculares, os quais devem ser organizados de forma a
efetivar a aprendizagem. Para que esse objetivo seja alcançado, a escola
precisa ser organizada de forma a garantir que cada ação pedagógica resulte em
uma contribuição para o processo de aprendizagem de cada aluno.
Assim
sendo, o objetivo de cada educador tem que ser detectar e analisar o seu papel na Escola, no auxílio e no trabalho com os educandos,
mediando às soluções para os problemas advindos das diversas categorias e
intermediando o trabalho entre outros educadores, valorizando a participação dos
pais e responsáveis para o bom desenvolvimento, pois a família é um
elemento indispensável para a concretização do ensino-aprendizagem. E a incentivação da comunidade, e intermediação de projetos que valorizem a
participação de todos, favorece o envolvimento e serve de apoio indispensável ao
educando para sua formação cognitiva, profissional e social.
Os
grupos sobrevivem quando estabelecem trocas com a coletividade num intercâmbio
que leve ao mútuo enriquecimento. Assim o grupo constitui-se e consolida-se com
base em um código que lhe assegure a unidade. Todos os profissionais precisam
viver esta dinâmica. Os direitos, os deveres, os privilégios devem congregar emprestando
rigidez aos laços de união, reforçando os caracteres comuns. Pela formação de
uma consciência profissional, pontos falhos poderão ser sanados e pouco a pouco
teremos uma classe mais respeitada, conceituada e consolidada.
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