10 livros essenciais para o professor de História

Hoje é dia de livros essenciais! Já passamos pela PedagogiaEducação InfantilInclusão,Língua Portuguesa e Educação Física. Dessa vez, desbravaremos os caminhos da História com uma lista preparada pelo professor Juliano Sobrinho, da Universidade Nove de Julho, em São Paulo. Nessa relação buscamos escolher títulos que colaborem tanto com o conhecimento histórico, no sentido acadêmico, quanto o que deve ser ensinado na Educação Básica. “Procurei livros que trazem a História como ciência que se ocupa em criar narrativas sobre o passado e suas implicações no presente”, afirma Juliano.
Confira as indicações:Apologia da História
O livro é um marco da nossa área de estudo e nos posiciona novas perspectivas diante do conhecimento histórico. Ele é fruto do lugar social que Marc Bloch ocupava – um pesquisador em defesa da história crítica e do combate aos horrores do nazismo. Após décadas, esta obra é de uma atualidade espantosa, indispensável na formação profissional.

Raízes do Brasil
A publicação é produto de um momento de profunda descoberta do Brasil entre os intelectuais brasileiros e consolidou-se como um grande ensaio sobre a formação da nossa sociedade, impondo um método de análise e estilo de escrita que servem de inspiração aos historiadores até hoje.

formacao da classe operária inglesa 1
Centrado em momento específico da história da Inglaterra, a obra é referência importante por trazer à tona um método de análise que procura compreender os micro-processos sociais e a pluralidade de pensamento e ações dos sujeitos comuns da história. Isso provoca os estudiosos a escreverem para além dos grandes panoramas e investirem na história social e do cotidiano, até os dias atuais.

Domínios da História
A publicação apresenta abordagens essenciais para o nosso trabalho, propondo historicizar os conceitos, discutir metodologia e as formas de análise das fontes ao longo da formação do saber historiográfico, lançando luzes como tais tendências mundiais afetaram o campo no Brasil.

vida privada
Organizada em quatro volumes, a coleção reúne artigos de renomados historiadores brasileiros que procuram sintetizar aspectos do cotidiano e da vida privada na formação social do país, trazendo novas perspectivas temáticas e metodológicas que influenciaram as pesquisas contemporâneas.

Os estabelecidos e os outsides
Apesar da análise sociológica de Elias e Scotson centrar nos conflitos provocados pela intolerância entre grupos distintos no interior da Inglaterra, o livro contribui para reflexão sobre o cotidiano escolar, especialmente neste momento em que a escola assume cada vez mais o papel de discutir assuntos espinhosos como violência, preconceito e exclusão.

Ensino de História
A obra é referência por contemplar uma série de questões da prática do professor e que estão voltadas ao saber escolar, oferecendo fundamentos para o entendimento dos currículos, dos conteúdos históricos, do uso dos materiais didáticos, da transposição didática e tantos outros temas que são próprios da produção escolar e que não podem estar ausentes na narrativa que o docente cria na sala de aula.

quanto tempo o tempo tem
O livro reúne textos de especialistas de diversas áreas propostos a discutirem as  possibilidades de entendimento do tempo. Para os professores de História, a leitura é fundamental, pois traz as distinções entre tempo e tempo histórico, provocando o docente a refletir sobre sua prática em sala de aula e os instrumentos necessários para se criar uma metodologia que auxilie os alunos a pensarem historicamente.

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A obra é resultado de pesquisas atuais sobre o campo do Ensino de História no Brasil e suas implicações no meio acadêmico, no dia a dia da escola e na vida dos professores e alunos. O grande mérito do livro é que os textos provocam reflexão sobre os sentidos e o papel político/pedagógico importante da história ensinável na escola.

História que ensino é esse
10) História: que ensino é esse? (Marcos Silva -org.-, 368 págs., indisponível)
O livro provoca o leitor a pensar sobre o papel da História enquanto disciplina escolar. Ela está em sintonia com a pluralidade de idéias e sujeitos que ocupam as salas de aula? A partir das experiências de pesquisadores da área do ensino, são propostas reflexões sobre o papel político e reflexivo do que é ensinado, que além de transmitir conteúdos, precisa contribuir na formação de sujeitos autônomos, críticos e múltiplos.


Anna Rachel
Fonte: http://novaescola.org.br/

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