Como controlar a ansiedade?

Ansiedade é considerada o mal do século e afeta principalmente nós jovens geração Z. Com expectativas desalinhadas (e pouco realistas), um alto nível de cobrança e uma proatividade quase destrutiva fazem com que administrar nosso tempo e o medo do fracasso se tornem motivo de comemoração para os laboratórios da Teuto que conseguem ver a demanda por Omeprazol estável nos próximos anos.
Quem me conhece, mesmo que pouco, sabe como essa é uma questão que me afeta. Minha ansiedade gere minha vida e contamina todas minhas relações e comportamentos. Por muito tempo tentei ignorar essa dificuldade, porém vejo que a cada ano minhas relações, sejam elas pessoais ou de trabalho se tornam mais complexas e o que antes eram apenas algumas ervas daninhas na hortinha que tento construir da minha vida já se enroscaram em tudo que planto e só servem para afetar negativamente minha auto-estima.
Esse ano cheguei a um limite, minha ansiedade começou a afetar minha saúde e quando percebi estava visitando mais hospitais do que um bom livro, ou indo ao clube. No ápice dessa crise fiz um desabafo em minhas redes sociais e a quantidade de pessoas que me procuraram de modo privado para falarem que estavam passando pelas mesmas dificuldades me surpreendeu.
Percebi que não estava sozinho.
E então... resolvi mudar.
Desde então algumas práticas têm me ajudado muito e gostaria de compartilhar algumas delas com vocês:
  1. Você precisa de um objetivo, de curto prazo: parece que vivemos só para o longo prazo. Precisamos formar na faculdade, conseguir um bom emprego, ser promovido nesse emprego (e ganhar MUITO dinheiro), entrar num mestrado, num doutorado, numa pós. Todos esses objetivos são válidos mas demoram muito para se concretizarem, você precisa ter pequenas vitórias que consigam te motivar no dia-a-dia. Procure um projeto diferente e legal dentro do seu trabalho e desenvolva ele, algo que dê resultados rápidos. Comece um esporte novo. Faça um curso gratuito via web. Planeje pequenas viagens. Ao conquistar esses objetivos de curto prazo você ficará mais calmo, satisfeito e motivado o que influenciará diretamente na sua ansiedade.
  2. Faça algo para você que não seja apenas para cumprir as expectativas que a sociedade te impôs: porquê eu faço faculdade? Porquê eu passo meus finais de semana estudando ou trabalhando? Porquê eu preciso fazer essa matéria que eu odeio? Eu faço isso tudo porque quero um futuro brilhante para mim. Ok, sim, infelizmente a não ser que você seja um rockstar empreendedor capa da Exame cantor modelo herdeiro você terá de enfrentar pequenas doses de aulas chatas, pessoas chatas, trabalhos chatos, e isso é natural. O problema é que não podemos abrir mão de tudo isso que é "chato", temos de encarar, porque queremos ter um futuro brilhante. Então você não pode reclamar, porque você está estudando, trabalhando, etc para você! Para seu futuro! Errado. Muitos desses pontos são NECESSÁRIOS e não necessariamente vão te motivar, pelo contrário vão te deixar para baixo. (Obs.: se tudo que você faz te deixa para baixo, talvez você precise mudar, talvez de curso, de emprego, etc). Então minha sugestão é: faça algo para você que não seja só porque é bom para seu futuro, faça algo que te dê forças para levantar da cama todos os dias. O que faz seus olhos brilharem? Você gosta de escrever? Gosta de viajar? Gosta de fazer exercício físico? Procure sua motivação, porém faça algo CONSTRUTIVO, nada de ficar vendo Netflix, isso você guarda para seu descanso. Motivação bate de frente com o medo que alimenta sua ansiedade.
  3. A verdade é que ninguém está nem aí para você: calma, haha não é bem assim, sua mãe te ama e seus amigos também, mas a melhor amiga da sua ansiedade é sua própria ansiedade. Você quer cumprir expectativas e fica ansioso para cumpri-las. Você quer que as pessoas te achem um rockstar. Você não quer falhar na frente das pessoas. Acontece que as pessoas não esperam tanto de você, quem espera essa quantidade absurda é você de você mesmo, todo mundo está lutando suas próprias batalhas, ninguém (talvez sua mãe.... ok) vai perder tempo pensando se você é um rockstar igual a "menina do vale". Ai, e o medo de falhar na frente das pessoas? Nossa esse é o pior, você precisa ser perfeito!!! Pelo amor de deus, não, se você fosse perfeito as pessoas não gostariam de você, porquê você seria um belo chato.Acabe com as expectativas que você tem sobre as expectativas que as pessoas terão de você, faça seu melhor e se orgulhe disso, se você estiver feliz com seu esforço sua ansiedade reduz e seu resultado será até melhor.
  4. Mude a linha de pensamento: seu cérebro é um conjunto de conexões entre neurônios que quando um pulso elétrico passa por elas isso gera um pensamento, sensação, batimento cardíaco. Quando você pensa algo novo uma conexão nova é criada, quando você pensa nisso de novo essa conexão é fortalecida, quanto mais você pensa nisso mais viciada essa conexão se torna até o momento que ela vira a rede de transmissão de Itaipu dentro da sua cabeça e tudo que você faz passa por essa conexão. Se você alimenta pensamentos negativos e que você é um fracasso na vida essa conexão vai se fortalecendo e quando você perceber tudo que você fizer vai passar antes por essa conexão e você será um pessimista sem auto-estima. Então mude o pensamento, mesmo que você não acredite nele comece a falar coisas boas para você, crie novas conexões e deixe as ruins em desuso, seu cérebro vai reaproveitá-las para coisas boas.
  5. Pense menos e durma mais: você tem um grande desafio pela frente, se prepare, estude, ensaie e chega. Acostumamos a dar sangue e raça quando um desafio aparece, queremos antecipar TODOS os problemas. Cara... isso não é possível, sério, desista. Quando mais você pensar sobre tudo que pode dar errado mais você ficará ansioso e com isso você só vai aumentar as chances de tudo dar realmente errado. Faça aquilo que você deve fazer, e então pare, vá dormir. Uma noite de sono, um acordar descansado, valem mais do que revisitar aquela apresentação 37 vezes na frente do seu gato.
  6. Por Matheus Lambertucci

Comentários