O Segredo dos Campeões

No dia 15/09/2017 tive a oportunidade de participar da palestra "O Segredo dos Campeões" ministrada por Álvaro Sad na SIPAT  UNILAVRAS 2017.
Dentre os muitos ensinamentos, transcrevo abaixo alguns pontos com algumas considerações minhas, para nossa reflexão.

A MOTIVAÇÃO É O SEGREDO

Como assim, já de cara vemos o segredo, não vai ter enrolação para falar só no final da apresentação? Não, é isso mesmo, as conquistas estão relacionadas a motivação do nosso coração em realizar, alcançar, vencer, dedicar, superar, dentre muitas outras questões que temos que enfrentar durante toda a nossa vida.

Um dos exemplos que podemos citar é o do menino Tiago Linck (http://www.tiagolinck.com.br/), nascido em maio de 2007, na cidade de Três Passos  sem os membros supostamente devido à síndrome Tetra-amelia.
E, ele nos diz: "Você pode acreditar e não deve nunca desistir".


Tiago Linck mesmo em meio as dificuldades físicas é feliz e motivado e, faz palestras dizendo para as pessoas serem felizes e motivadas para realizarem os seus sonhos.

O nível de motivação está relacionado ao sucesso e, a origem varia de pessoa para pessoa, mas há a necessidade de associar  MOTIVAÇÃO + HABILIDADE = SUCESSO.

MOTIVAÇÃO E HABILIDADE 

Outro exemplo que podemos citar é o de Albert Einstein considerado um dos maiores gênios da humanidade de todos os tempos.


Ele era autista, tinha problemas para falar e precisava falar devagar e com pausas, costumava repetir a mesma frase durante horas, estava sempre sozinho e seus pais tiveram que retirá-lo de uma escola primária conforme orientação da direção diante das dificuldades que tinha para aprender. 
Entrou no Instituto Politécnico da Suíça e se graduou. Após isso, enfrentou muitas crises. Como ele gostava de estudar por conta própria, ele faltava as aulas e ganhou a inimizade de muitos professores. Um deles era Heinrich Weber, que escreveu uma carta dizendo que Einstein não deveria ser aceito em nenhuma posição acadêmica. Além disso, seus pais se opunham ao relacionamento dele com sua primeira esposa Maric por questões religiosas. E, que posteriormente o fez sofrer muito até a separação.

Desesperado e desempregado, Einstein aceitou empregos de tutor para crianças, mas não prosseguiu. Em 1902, entretanto, o pai de seu amigo de longa data Marcel Grossman o recomendou para um cargo de atendente no escritório de patentes da Suíça, em Bern. 

O ano de 1905 é considerado o “ano do milagre” para Einstein. Ele entrou no doutorado e teve quatro artigos publicado no Annalen der Physik, uma das melhores publicações de Física. Os artigos alterariam o curso da Física moderna e voltariam as atenções do mundo acadêmico para Einstein. No seu artigo sobre matéria e energia, Einstein deduziu a famosa equação E=mc².

E, dentre muitas outras muitas descobertas e realizações, Einstein nos ensina que a MOTIVAÇÃO + HABILIDADE = SUCESSO, se ele tivesse focado em seus problemas, em suas dificuldades não teria alcançado tantas realizações e não seria um exemplo de superação e dedicação para nós hoje em pleno século XXI.

O cérebro de Einstein foi retirado após sua morte para preservação e estudo futuro. Ele está agora localizado no Princeton University Medical Center.

Se você acreditar que vai falhar a probabilidade de falha é grande, bem como o contrário. Então acredite em você, motive-se e lute por seus sonhos.

MOTIVAÇÃO E TREINAMENTO

Outro campeão que merece o nosso respeito e, tem que ser citado é o Ayrton Senna que foi três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993.


Nos primeiros anos de carreira, de fato, Ayrton se envolveu em muitas colisões pelo ímpeto de querer vencer a qualquer preço, principalmente nos anos de Lotus e na primeira fase de McLaren. O próprio piloto admitiu em entrevistas na época que esse ímpeto custou algumas vitórias e boas pontuações. No entanto, a partir da temporada de 1990, Senna desenvolveu um senso tático muito maior, tanto que no bi (apesar da batida com Prost) e no tri (principalmente), conseguiu marcar pontos fundamentais para as conquistas mesmo quando não tinha o melhor carro.

O desenvolvimento de Senna como piloto parte de muita inspiração do então garoto, que dedicava inúmeras horas do seu dia em treinamentos. Ele gostava de chuva por ele ser superior nessas condições, pois na juventude, depois de uma péssima prova no molhado, passou a treinar freneticamente quando chovia em São Paulo. Aprendeu, e muito!


A visão otimista nos dá o poder de fazermos coisas positivas e nos ajuda alcançar os nossos objetivos.

MOTIVAÇÃO + TREINAMENTO = SUCESSO!

Defina suas metas e as etapas para atingi-las, com pequenos passos, para que seus planos se concretizem.

"Pessoas bem sucedidas gastam pelo menos quinze minutos todos os dias pensando sobre o que estão fazendo e, o que podem fazer para mudar suas vidas". Sigmund, 1999.

Se o seu propósito é só o dinheiro o seu resultado será um, mas se você trabalha para melhorar a sua vida e a vida das pessoas, seja tanto no aspecto profissional e pessoal, o seu resultado muda e a sua satisfação também aumenta.

Tudo que plantarmos certamente colheremos.

Valorizemos cada conquista, cada ponto positivo sem arrogância, petulância e ostentação.

Já somos vencedores! Nascemos e estamos vivos! E, juntos podemos conquistar o mundo!



Não perca tempo!


MOTIVAÇÃO E FERRAMENTAS CERTAS

David de Michelangelo é uma das artes mais relevantes de todos os tempos e, é considerada pelos críticos como o ideal perfeito de beleza masculina. Pra começar, ela não foi simplesmente uma obra realizada ao acaso que depois foi colocada onde está. Ela foi encomendada para ser como é e com um propósito muito específico. Uma obra-prima do Renascimento italiano.

                                  David Original exposto na Galleria dell’Accademia, Firenze

Após seu retorno de Roma para a realização de sua primeira obra-prima, a Pietà, Michelangelo Buonarroti recebeu o desafio de esculpir o David. Antes dele, outros dois artistas – Agostino di Duccio e Bernardo Rossellino – haviam tentado iniciar a escultura do bloco apelidado de “Il Gigante“, devido às suas medidas grandiosas, com mais de 4 metros de altura. Iniciou os trabalhos em 1502 e levou 18 meses para esculpir o grande bloco de mármore, sem a ajuda de ninguém e escondido de todos para que ninguém o visse antes de pronto.

Perguntado sobre a criação de sua obra e de como se inspirou Michelangelo respondeu: "A arte já estava dentro do bloco de mármore eu só o limpei e retirei dele os excessos para que aparecesse a beleza".

Assim, acontece conosco, nascemos como um bloco de mármore que precisa ser lapidado e esculpido com as ferramentas certas para que possamos ser o melhor que podemos ser.

Ninguém vai nos obrigar, só depende de nós... Só nós podemos utilizar e permitir que as ferramentas certas, sejam pessoas, meios, conhecimentos, treinamentos, motivações, dentre outros, nos esculpam e nos transformem no melhor que podemos ser para nós e para os outros.

Valorize-se...

Motive-se a cada instante...

Comemore cada conquista...

E, permita que todos vejam a obra de arte que é você.



Referências
http://www.ilhadaciencia.ufma.br/
http://www.vivatoscana.com.br
http://www.youtube.com/watch?v=-3-SXPa7ozU
https://www.youtube.com/watch?v=D6ok7EcRpGQ&amp

Comentários