Autoconhecimento e sucesso

"Conhece-te a ti mesmo." Esta célebre frase difundida por Sócrates nos dá uma pista não só da importância do autoconhecimento em si, mas também da longa jornada que o ser humano tem traçado na busca do mesmo.
Muito vemos na mídia e nas redes sociais sobre os grandes feitos da ciência na busca de desenvolver tecnologias para alcançar lugares cada vez mais longínquos do nosso universo, ou para descobrir o que há em áreas remotas dos mais profundos oceanos, mas a verdade é que o homem ainda conhece pouco do que há nas profundezas de si mesmo.
O que é preciso para conhecer-se? 
O primeiro fator - e mais importante na minha opinião - é estar disposto a isso. Quando alguém se dispõe verdadeiramente a embarcar neste processo, deverá preparar-se para descobrir coisas que certamente lhe tirarão da zona de conforto. E é aí que grande parte das pessoas desiste.
Quando digo "tirar da zona de conforto" não me refiro apenas ao fato de tomar consciência de características que precisam ser melhoradas - que com certeza geram desconforto ao serem racionalizadas - mas principalmente no que diz respeito à pessoa se dar conta do seu potencial de sucesso, sendo chamada a agir em direção a este.
 O segundo fator que destaco aqui é observar-se com gentileza. Ao perceber e tomar consciência de suas características naturais e padrões de comportamento, é natural e importante que o autojulgamento ocorra, no entanto é necessário ser cuidadoso para que este não seja feito de forma destrutiva. O autojulgamento é importante para ajustar comportamentos e se aproximar de seus ideais, no entanto, quando em níveis excessivos pode causar danos à auto-estima principalmente se este vier acompanhado de excesso de comparação de forma negativa com outras pessoas.
Mas afinal, como o autoconhecimento está relacionado ao sucesso pessoal / profissional?
Sucesso possui significados diferentes para diferentes pessoas. No entanto, na minha visão e de maneira resumida, posso dizer que o sucesso é alcançar as realizações que deseja com excelência, garantindo bons retornos e resultando em satisfação e felicidade ao indivíduo que o constrói.
Ninguém realiza algo com excelência - e por consequência gera bons resultados e satisfação - exercendo algo no qual não acredita ou não possui afinidade. Pode parecer fácil dizer que gostamos (ou não gostamos) de uma coisa ou outra, que temos esta ou aquela característica, mas enxergar exatamente o que nossos gostos, valores e características pessoais querem nos dizer, visualizado de um panorama maior, muitas vezes pode parecer um labirinto sem fim.
O autoconhecimento obviamente pode ser praticado pela própria pessoa que o busca, no entanto a ajuda de um profissional especializado é fundamental caso o indivíduo sinta dificuldade em encontrar suas respostas sozinho, ou por exemplo, caso possua um objetivo o qual não consiga enxergar a maneira de alcança-lo. 
Conhecer-se é um processo contínuo e interminável. E apenas quando adquire-se esta consciência é possível dizer que se está realmente aberto a ele. Este, na minha opinião, é o terceiro fator fundamental para embarcar nesta jornada de sucesso. Eu poderia citar inúmeros outros fatores, ou explorar mais sobre os detalhes de cada um dos que citei aqui, mas este não é o objetivo deste artigo.
Eu não poderia encerrar sem dizer que, o processo de autoconhecimento e todos os seus fatores aqui abordados não resultarão em sucesso se não estiverem aliados um importante ingrediente: a ação. Conhecer-se sem investir naquilo que você percebe ter talento, ou sem realizar as mudanças necessárias não o levarão a lugar algum. Por isso, determinação e uma boa dose de coragem deverão ser suas grandes aliadas nesta jornada.
''Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses'' - a propósito, esta é a frase completa.
E você, tem investido em conhecer a si mesmo? Como está sendo esta jornada?
Fonte:https://www.linkedin.com/pulse/autoconhecimento-e-sucesso-voc%C3%AA-sabe-rela%C3%A7%C3%A3o-entre-eles-ribeiro

Comentários