Sete Simples Passos Para Mudar o Rumo da Sua Vida
A gente não nasceu para passar anos a fio trabalhando oito horas por dia, ou mais, em um emprego que mal suporta. Ou em um relacionamento abusivo.
Concorda?
A gente não veio a este planeta para viver infeliz. :(
Tenho insistido, nas minhas mensagens, que a vida está mudando cada vez mais rápido. Muita gente anda confusa com o rumo das coisas, sentindo a insegurança, a incerteza e a falta de garantias como um buraco no fundo do peito.
Mas, sabe, toda essa mudança também tem um lado positivo.
Porque as pessoas estão começando a se abrir para algo diferente. Cada vez mais gente está se dando conta de que existem outras maneiras de viver.
E cada vez mais gente está dando os primeiros passos para se reinventar.
São essas mudanças da vida que eu tenho estudado, com alegria, nos últimos tempos.
Então, se você é uma dessas pessoas que está sentindo vontade de mudar de rumo na vida, hoje eu quero compartilhar um mini-roteiro para te encorajar a seguir em frente.
É um roteirinho resumido, em Sete Simples Passos, cuja base é o trabalho personalizado que faço com meus clientes de Coaching.
Sugiro que você use ele como quem pratica um exercício: experimenta uma, duas vezes, e vai aprimorando conforme a prática aumenta.
Não espere acertar de primeira. ;)
Agora, se você persistir, pode ter certeza de que vai valer (muito) a pena.
Porque poucas coisas são tão recompensadoras quanto a sensação de tomar a vida nas próprias mãos e se tornar o autor da sua história.
Primeiro Passo
Por incrível que pareça, a principal razão das pessoas não conseguirem o que desejam é...
...que elas nunca pararam para se perguntar, de verdade, o que elas desejam!
Então, o primeiro passo é você buscar essa clareza. Pergunte-se, lá no fundo de si: o que é, afinal, que eu realmente, realmente quero da vida? Que marca eu pretendo deixar neste planeta?
Segundo Passo
Por que é que você quer isso? O que (você acredita que) isso vai trazer para você?
Qual é seu desejo por trás dos seus desejos? Paz, estabilidade, sentido, liberdade, reconhecimento? Amor? Segurança? Vida longa e saudável?
Será que seu objetivo vai mesmo trazer o que você espera ou é mera esperança? Não haverá um caminho melhor, talvez mais direto? Existe uma infinidade de maneiras diferentes de chegar a um mesmo destino.
Saber por que você quer o que quer (o que, afinal, você realmente quer) é a reserva de energia que mantém seu caminho vivo. É a clareza do propósito que te faz avançar com garra e determinação.
Terceiro Passo
Uma vez que você tem clareza do que quer e de por que quer aquilo, é hora de rascunhar um plano de ação para transformar sonho em realidade.
Um bom plano de ação contém itens como:
- Foco (descreva, em detalhes, como é a sua situação de vida desejada)
- Estratégias para ir da situação atual para a desejada
- Hábitos que você precisa cultivar para aperfeiçoar as habilidades necessárias para trilhar esse caminho
- Mapear os Ambientes, relações e rotinas que te ajudam a avançar + os ambientes, relações e rotinas que distraem, sugam sua energia e te afastam do seu caminho
- Explorar a paisagem interna que você deve manter para avançar (crenças, sentimentos e valores que te enchem de energia e determinação + as diferentes maneiras que você costuma usar para se sabotar)
- Indicadores de sucesso: os sinais a que você vai precisar prestar atenção para saber se está avançando no rumo certo ou se precisa corrigir a rota
Quarto Passo
Ação! Não adianta ter um belo mapa, ferramentas reluzentes e um planejamento caprichado se você nunca dá o primeiro passo. Tá esperando o quê?
Dê o primeiro pequeno passo e observe como você se sente.
Dizem que o primeiro passo equivale a 50% da jornada. Não é à toa! A verdade é que, uma vez que rompe a inércia, você vai precisar de muito menos esforço para manter seu projeto em movimento.
Quinto Passo
Compromisso. Conte sobre seu projeto de mudança para as pessoas mais amigas (mas evite os vampiros emocionais). Não guarde para você; torne pública sua intenção.
Além de eventualmente conquistar simpatia, suporte e aliados, tornar pública sua decisão é uma maneira de assumir que aquilo é importante para você.
Se as pessoas te acompanharem, fizerem perguntas ou te cobrarem, melhor: você vai estar ainda mais motivado(a) para seguir em frente e conquistar a admiração dos outros pela sua coragem de levantar do sofá e construir algo de bom.
Além disso, não querer desapontar os outros é um forte motivador. Use isso a seu favor.
Sexto Passo
Celebre suas conquistas!
Registre seu avanço.
Ofereça a si mesmo(a) uma bela recompensa (como uma viagem, um livro, uma massagem, restaurante favorito, compras etc.) cada vez que subir um degrau.
Sério mesmo: para de achar que isso é bobagem e seja mais legal com você mesma(o). Vai te dar um puta gás a mais na jornada.
Sétimo Passo [Opcional]
Este é um roteiro poderoso, acredite. A triste realidade, porém, é que mesmo com um roteiro como este, boa parte das pessoas não consegue avançar sozinha.
É por isso que atletas, artistas, políticos, empreendedores, palestrantes, visionários, todo esse povo que está buscando os melhores resultados possíveis, contrata profissionais de desenvolvimento humano para obter sucesso. Coaches, tutores, mentores, consultores.
É por isso que existem profissionais como o Bernardinho (da seleção de vôlei), o Tite (da seleção de futebol) e o Larri Passos, que foi técnico do Gustavo Kuerten, do tênis, ao longo da fase mais importante da carreira dele.
Agora, eu sei que contratar um coach é um investimento considerável, que nem todo mundo está pronto para fazer neste momento.
Então, se for o seu caso, espero que meu roteiro seja útil, senão para conquistar o que você mais deseja, ao menos para você se dar conta de que, sim, é possível mudar.
Que é possível criar uma vida que faz mais sentido para você mesma(o).
Por André Camargo
Fonte:https://www.linkedin.com/pulse/sete-simples-passos-para-mudar-o-rumo-da-sua-vida-andr%C3%A9-camargo
Comentários
Postar um comentário