Liderança corporativa: novas posturas para uma nova geração

Ao procurar por líderes para suas empresas, é comum que gestores busquem um perfil como aqueles que testemunharam em suas épocas de começo de carreira. Um perfil sisudo, autoritário e distante. No entanto, a mentalidade de cada geração é diferente. Novas mentalidades respondem de forma distinta aos estímulos e relacionamentos. Por isso, faz-se necessária uma nova postura de liderança corporativa.

A geração Y


Para efeitos demográficos e comportamentais, chamamos a geração que nasceu em meados dos anos 1980 de geração Y ou millenials. Alguns autores arrastam esta data alguns anos para o passado ou para o futuro, mas os membros desta geração ainda podem ser agrupados por seu comportamento.
Os millenials desenvolveram-se em uma época de grandes avanços tecnológicos, prosperidade econômica, facilidade material e ambiente altamente urbanizado. Neste universo onde nasceram e cresceram, o ambiente virtual é o mais comum nas relações sociais, midiáticas e até mesmo profissionais. Portanto, nada mais esperado que tenham aspirações e motivações diferentes daquele que foram ter seu contato com internet somente na vida adulta.
Aí mora o atual desafio. Estas pessoas estão hoje na idade que compõe grande fatia do mercado profissional qualificado, onde estará a maioria de nossos colaboradores. Por isso, é muito importante entender como pensam e o que motiva estes profissionais. Mais que isso, é essencial entender como adaptar a liderança corporativa para este público.

O que quer a geração Y?


Uma pesquisa da consultoria Deloitte sobre millenials aponta que esta geração dá menos valor às características de líderes tradicionais – pessoas com visibilidade, bem relacionados e tecnicamente habilitados. Segundo os entrevistados – foram 7800 pessoas em 29 países do mundo -, as qualidades reconhecidas em uma liderança corporativa moderna são visão, pensamento estratégico, gentileza e capacidade de inspirar.
A maioria dos entrevistados afirma ainda que sente que as empresas estão muito mais focadas em seus próprios resultados e em maximizar seus lucros. Eles dizem que se sentiriam mais motivados trabalhando em uma organização que se preocupasse com o bem estar de seus colaboradores e contribuísse de alguma forma para melhorar a sociedade.
Por fim, obviamente, sendo filhos da era da informação, os millenials preferem trabalhar nas áreas de tecnologia, mídia e telecomunicações, ou em cargos onde possam exercer sua criatividade.

Ferramentas para liderar a nova geração

Como conseguir uma liderança corporativa que se encaixe nestes novos tempos, para esta nova demografia? Os caminhos são diversos. O primeiro que recomendamos são cursos de liderança. No texto “As melhores opções de curso de liderança – porque não é sempre que um líder nasce líder“, cobrimos algumas sugestões. Esta lista tem cursos em diversas faixas de preço, presenciais ou online, para iniciantes, intermediários ou avançados.  Além destes citados no texto, existem muitas outras opções, é sempre bom ficar ligado nos canais de educação corporativa.
Outra forma de capacitar seus gestores e promover uma liderança corporativa eficiente são os livros sobre liderança. Mas cuidado, este é um terreno muito fértil, com centenas de publicações anuais, nem todas de qualidade. Na matéria do blog “23 trechos de livros sobre liderança que valem por anos de aprendizado“, fizemos uma coletânea de frases inteligentes e inspiradoras de grandes autores. É um bom lugar para começar a sua pesquisa.

Além dos cursos e livros sobre liderança corporativa

Agora, se você está aqui no blog para receber aquelas dicas objetivas e fáceis de fixar, vamos lá. Fizemos uma lista com ideias para trabalhar com esta geração e se transformar em um expert em liderança corporativa:

Objetivos claros para maior engajamento

Deixe claro para sua equipe o propósito de cada projeto ou tarefa, e também a missão da empresa. O lucro e o sucesso pessoal devem ter menos importância que uma visão geral do impacto de seu trabalho na sociedade.

Duas vidas misturadas

Colaboradores desta geração vivem conectados. Eles trocam mensagens com amigos durante o trabalho e leem e-mails do chefe antes de dormir. Isso faz com que as esferas pessoal e profissional se misturem.

Cheios de ideias

A nova geração é criativa, tem opiniões e quer fazer a diferença. Dê chance às novas ideias e fomente um ambiente de liberdade e criatividade. Vale a pena ler este texto sobre liderança liberal para aprender mais sobre o conceito.

Delegue e confie

Dar poder a esta nova geração é uma ótima forma de vê-los brilhar e fazer funcionar a liderança corporativa. Com a orientação certa, eles podem ser líderes ou peças essenciais para fazer a empresa prosperar.

Uma vida de mudanças

Entenda que a geração Y busca experiências. Para eles, não há apelo algum em um plano de vida para os próximos 10 anos. Ofereça mudanças e desafios constantes para mantê-los motivados.

Entendendo seu público

Em breve, seu público-alvo será composto em sua maioria por millenials. Seus colaboradores podem ser o caminho para conectar o consumidor moderno ao seu negócio, seja na comunicação ou testando seus produtos.

Fale com eles

Você deve ouvir sua equipe além das ideias para a empresa. Feedbacks periódicos, feitos de forma informal, são essenciais para manter os colaboradores desta nova geração engajados e motivados.

Acredite na diversidade

Um ambiente corporativo que investe em novos talentos, quebra paradigmas e busca soluções criativas é o paraíso dos millenials. Se você puder manter este ambiente, aliado ao incentivo à diversidade e combate ao preconceito, você logo perceberá resultados na motivação da equipe. Mais sobre diversidade nas empresas e outras tendências de mercado, neste texto.
Vou repetir, acredite na diversidade: Jogue fora o conceito que você tem de um executivo. Pesquisas mostram que empresas com mulheres em cargos de destaque conseguem melhores resultado financeiros, além de atrair e reter mais talentos femininos. Mais sobre as mulheres da geração Y neste texto aqui.

Para gestores, colaboradores, millenials e outros amantes da tecnologia

Os millenials amam tecnologia. Para complementar sua liderança corporativa com um ambiente moderno, onde as atividades são organizadas automaticamente, e a comunicação entre os colaboradores é facilitada e incentivada, use ferramentas de gestão como Runrun.it.
Líderes que confiam na tecnologia e dão espaço a seus liderados conseguem maior engajamento de suas equipes e maior controle das tarefas sem inúmeras reuniões ou questionamentos constantes.
Fonte:https://blog.runrun.it/lideranca-corporativa/?utm_source=news&utm_medium=email&utm_campaign=blog-rdstation-15-03

Comentários