11 dicas para gestores tornarem sua rotina mais produtiva

Reunimos aqui dicas sobre como administrar o tempo de forma mais organizada e produtiva a partir dos artigos dos executivos Levi King, co-fundador e CEO da Nav, e Marcel Schwantes, fundador da Leadership From the Core, que foram publicados no site inc. Muitas destas sugestões são consenso geral – e até já indicamos anteriormente, mas esperamos que uma lista te ajude a fixá-las. Vamos lá:

1. Antes da semana começar, tenha uma visão geral

Abra seu calendário na noite de domingo e procure ter uma visão panorâmica de todas as suas responsabilidades para os próximos cinco dias. Faça isso enquanto sua mente ainda está relaxada do fim de semana. Você acordará segunda-feira de manhã sentindo-se centrado em vez de apressado. 

2. Saiba o que é prioridade, sempre!

Logo no início da manhã – ou até mesmo no dia anterior – estabeleça sua lista de tarefas para o dia seguinte. Inclua os itens de curto prazo, intermediários e de longo prazo, bem como demandas urgentes que precisam ser resolvidas de imediato. Assim, rapidamente você conseguirá delegar e saber por onde começar.

3. Altere a localização do despertador

Ter o despertador (ou smartphone) ao lado de sua cama ao alcance do braço é uma das razões que faz com que as pessoas desistam de levantar mais cedo. Quantas vezes você desligou o alarme sem estar alerta o suficiente para saber que você desligou? Exatamente. Essa dica simples pode fazer com que você se force a não enrolar na cama.

4. Dê motivos a si mesmo

Digamos que você atualmente acorde entre 7h e 8h e tem uma rotina bem estabelecida. Ao ler esse texto deve estar se questionando: por que acordar mais cedo? Bom, você não vai fazer isso simplesmente porque líderes de grandes empresas estão fazendo, mas por um motivo próprio. Tenha um plano: algo que você quer fazer por si mesmo, de preferência algo divertido ou estimulante que vai trazer emoção para o seu dia.

5. Estabeleça três metas para o dia

Sempre falamos por aqui: faça primeiro o mais importante e urgente. Não ocupe seu tempo com tarefas fáceis só para eliminá-las, pois você corre o risco de nunca chegar nas tarefas importantes. Assim, tenha em mente três metas possíveis que devem ser cumpridas no dia. Se possível, tenha elas escritas em um papel.

6. Faça algo difícil de propósito

Sempre separe um tempo para aquelas tarefas que exigem meditação, paciência, criatividade e prática. Se você tem 20 coisas para fazer, é fácil priorizar e escolher um desfio: a execução de algo que te traz satisfação com o trabalho.

7. Limpe sua caixa de entrada

Se optar por utilizar o período da manhã (bem cedinho) para tarefas relacionadas com o trabalho, poderá responder a todos os seus e-mails pendentes sem voltar a vê-lo tão logo. Desafie-se a ter uma política de zero mensagens na caixa de entrada até as 7h e não cometa o erro de verificar o e-mail a todo instante.

8. Seja metódico e confie nas pessoas

Ter um gestor online de tarefas permite que você tenha um controle do seu dia. Seja um pouco metódico e exigente com seu planejamento. Seguir uma lista de tarefas priorizadas irá ajudá-lo a entender a urgência dos imprevistos. Mas se você tem crises que inviabilizam essa organização é provável que isso aconteça por alguns motivos como:
  • a) Você não confia em seus colegas ou colaboradores para realizar as tarefas
  • b) Você é indisciplinado
  • c) Um pouco de ambos
No caso da opção a), a dica é manter uma comunicação eficiente com seus funcionários e dar mais liberdade para o erro. Sempre lembre de dar atenção para a contratação das pessoas dentro da sua estratégia e dos valores da empresa. Você terá mais confiança em todos. Mas, se seu diagnóstico for a opção b), melhor ler novamente estas dicas e conferir estes artigos:

9. Tome tempo para conexões emocionais

Nunca se esqueça de cultivar relacionamentos fortes com os membros da sua equipe. Este é um elemento crucial para a felicidade e sucesso. Não há problema em brincar e se divertir – quando surgem oportunidades para essas conexões. Algo que geralmente funciona muito bem é juntar-se à sua equipe no almoço.

10. Em algum ponto, desligue o telefone (e a mente)

Ao sair do escritório ou desligar-se do seu trabalho, de fato, desconecte o pensamento relacionado à trabalho. Se possível, desligue o telefone para curtir um momento só seu. Passar um tempo de qualidade com as pessoas que você ama irá limpar sua mente do lixo e da desordem do dia, e é a melhor preparação para as responsabilidades de amanhã.

11. Imagine o que você poderia fazer com uma hora extra

Ainda não se convenceu da importância de uma rotina matinal? Ou sobre como administrar o tempo? Então faça este exercício: imagine o que você faria se você tivesse uma hora extra no dia? Você usaria para fazer exercício? Cozinhar o seu almoço? Ler um livro? Ou até mesmo trabalhar? Encontre o que te traz motivação para ter uma rotina que inicie mais cedo.
Fonte: https://blog.runrun.it/como-administrar-o-tempo/?utm_source=news&utm_medium=email&utm_campaign=blog-rdstation-15-02

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