Porque Feedback é Importante?



Porque Feedback é Importante?

O Feedback é essencial porque a maioria das pessoas acha que sabe tudo.

Mas a verdade está na frase que alguns atribuem ao filósofo Sócrates "Tudo o que sei é que nada sei".

Não sabemos o que nossos clientes, chefes, amigos e familiares acham de nós. Só saberemos quando eles nos disserem. Isso é feedback. Mas nem sempre o que as pessoas nos dizem é a verdade. Por exemplo, às vezes falam só a parte boa para agradar ou só a parte ruim para desabafar ou humilhar.

Se alguém lhe der uma sugestão ou crítica que vai lhe ajudar a transformar sua vida, você não ficaria muito feliz? E seu chefe, cliente ou amigo? Também não ficaria? O que você poderia ganhar com isso?

Além disso, nossa percepção não é a realidade.

Nossa Percepção é Distorcida

Matrix

Um exemplo de realidade distorcida é a do filme Matrix. Se você ainda não viu o filme, quem está dentro da Matrix tem uma visão distorcida da realidade. Quando elas saem, elas não acreditam na realidade. Inclusive, nós podemos estar em uma Matrix sem saber.

A Mulher e seu Pacote de Batatas

Aqui está uma história interessante que retirei deste artigo.

Uma mulher aguardando seu vôo no aeroporto segurava um pacote de batatas.

Enquanto ela comia, percebeu que um homem sentado ao lado dela também estava comendo do seu pacote. Ela se sentiu mal por isso mas não quis fazer uma cena. Ele continuou comendo até que sobrou apenas uma batata. Ele quebrou a última na metade e deu para ela.

Ela se sentiu indignada e foi embarcar em seu avião. Ela já estava no avião quando viu horrorizada que seu pacote de batatas ainda estava em sua mochila.

Então ela percebeu que estava comendo as batatas do homem e ele estava compartilhando com ela sem reclamar.

Será que você já não fez algo assim sem perceber?

Nem Sempre o que Vemos é Verdade

Nesta imagem abaixo obtida aqui, por exemplo. Você sabe que os dois cinzas são na verdade a mesma cor? Tente colocar o seu dedo entre os dois para você conferir.
Isso acontece porque não enxergamos as cores e sim o reflexo delas. E, as sobras e o jogo de luzes nos enganam.

Na foto abaixo retirada daqui, eu demorei para identificar o que é. Meu cérebro só queria ver o olho que não existe.
E esta imagem? O que você acha dela?
E então? Você viu algum problema na imagem acima?

E se eu te disser que ela foi manipulada no Photoshop e a verdadeira está abaixo?
Impressionante, não? Estas imagens vieram daqui.

Todos Erramos

Não vou conseguir provar que todas as pessoas erram.

Mas que tal falar dos erros de um dos empreendedores mais admirados da história? Estou falando do Steve Jobs, provavelmente o principal responsável pelo estrondoso sucesso da Apple (avaliada em US$ 246 bilhões pela Brandz como empresa mais valiosa em 2015) e Pixar (que tornou Steve Jobs o maior acionista individual da Disney).

Bom... Steve Jobs fracassou na Apple e teve que sair em 1985. E operou a Pixar por quase 10 anos sem ter lucro. Basicamente porque fez apostas erradas.

Talvez você argumente que você não erra porque você é bem-sucedido. Mas eu pergunto: "Será que você não erra em algo e se não errasse teria ainda mais sucesso?"

Nós Precisamos de Feedback para Melhorar

Espero que agora você esteja totalmente convencido que todos erram e muitas vezes não percebemos que erramos.

Por exemplo, eu me esforcei para criar este post e não sei se as pessoas vão gostar. Apenas se você me disser, comentando no final deste post, eu vou saber. O mesmo para meu livro sobre Posicionamento Magnético.

Sim, nós podemos melhorar com nossos próprios aprendizados mas é mais rápido e garantido aprender com feedback.

Talvez você ainda não esteja convencido que feedback vale a pena, então vou contar uma história de Daniel P. Forrester. Ele participou de uma entrevista de emprego que ele achava que tinha ido bem. Ele realmente foi, mas recebeu um feedback que teria que ser mais sucinto na próxima entrevista se realmente quisesse a vaga.

Graças a esse feedback ele foi contratado. E 13 anos depois ele fundou sua empresa e considera feedback tão importante que este é um dos principais valores de sua companhia.

Quando Dar um Bom Feedback Pode Mudar sua Vida

Agregar Valor aos Clientes

Um feedback pode contribuir para que seus clientes tenham mais resultados. Então você pode incluí-los em seus produtos e serviços, agregando mais valor a eles.

Para Melhorar a Carreira de seu Subordinado, e a Sua

Você já ouviu dizer que para subir na carreira é preciso preparar um substituto para sua posição?

Além disso, preparando bem seus subordinados, você irá ter uma equipe mais feliz, aplicada e fiel. O que vai melhorar o desempenho de sua área, que por consequência irá melhorar sua avaliação.

Há os que não querem preparar os subordinados para não perdê-los ou perder deles. Isso é pensar pequeno. Pense em um mundo mais abundante.

Apesar dessa crença existir, se o colaborador estiver sendo valorizado, o profissional terá a tendência de não deixar a empresa. Por isso, é importante valorizá-los e que eles realmente percebam que isto é verdade.

Para Tornar seu Filho uma Pessoa ou Profissional Melhor

Pais podem transformar a vida de seus filhos.

Talvez você diga que "santo de casa não faz milagre" mas lembre-se que "filho de peixe, peixinho é". Seja um exemplo para seu filho, faça o que ensina e evolua, que ele irá lhe seguir. Eu sei que é difícil, eu sou pai. Persista.

Quando Quiser Mostrar seu Valor

Dar sugestões para uma pessoa que você admira pode fazer com que ela também passe a lhe admirar. Tome cuidado para não focar demais em você. Lembre-se de que você a admira.

Por exemplo, você pode oferecer feedback para agregar valor para possíveis clientes, parceiros e pessoas que tenham poder em lhe ajudar a divulgar seus projetos, produtos ou serviços.

Para Tornar o Mundo um Lugar Melhor

Talvez você queira ensinar as pessoas, mostrar um caminho melhor para elas, ou talvez queira facilitar o caminho delas oferecendo um serviço.

Você pode incluir feedbacks em seu trabalho para agregar valor.

Esse trabalho pode ser inclusive voluntário se este for seu desejo.

Para que Algo Bom Continue

Elogie quando quer que um bom trabalho continue. Especialmente quando um erro pode ser desastroso.

Por exemplo, imagine uma executiva que viaja a trabalho e é extremamente ocupada. Ela delega o agendamento de suas viagens para sua secretária. Imagine como um agendamento errado pode gerar um prejuízo muito grande.

Então pode ser bastante vantajoso elogiar para motivar para que erros não aconteçam.

Como Dar um Bom Feedback

Preste Atenção no Trabalho do Avaliado

Pode parecer um conselho óbvio mas costumamos nos preocupar mais no que nós fazemos e menos com o que os outros fazem. Por isso se esforce para analisar bem o trabalho do avaliado. Procure identificar tanto o lado positivo quanto o negativo.

Ficar só elogiando não agrega tanto quanto um feedback mais completo. Pode correr até o risco da pessoa ficar confiante demais e piorar a qualidade. Lembre-se que todos tem o que melhorar.

Procure também perceber com o que ele se importa.

Pergunte se a Pessoa está Interessada em seu Feedback

Se o avaliado for seu subordinado em uma empresa ou na família, então talvez nem seja uma boa idéia perguntar se a pessoa está interessada no feedback.

Mas em outros casos pode ser bom perguntar.

Motive

Motive a pessoa a ouvir seu feedback. Convença que ela tem muito a ganhar com sua opinião.

Pesquisas revelaram, por exemplo, que elogiar a inteligência faz com que haja mais esforço em entregar algo perfeito e há insegurança. Estas pessoas que foram elogiadas pela inteligência ficam com medo de decepcionar e acabam piorando sua performance.

Ao invés disso, é melhor elogiar o que a pessoa fez, objetivos alcançados e quanto a pessoa se esforçou.

Em alguns casos pode valer a pena compartilhar este artigo com o avaliado para que ele entenda melhor a importância do feedback.

Coloque-se no Lugar do Avaliado e use Bem as Palavras

Antes de dizer, pense no que o outro pode pensar.

Procure conhecê-lo. Quais são seus valores, preferências, sonhos e preocupações. Por exemplo, se você sabe que ele quer mais tempo livre ou dinheiro para viajar, pode falar isso para motivá-lo. E ainda vai mostrar seu interesse nele. As pessoas adoram quem realmente as ouve e se importa com elas.

Ele pode ter valores diferentes que o seu. Por exemplo, para a escolha do emprego ideal há dezenas de fatores a considerar, inclusive emocionais. Uns preferem empreender, outros trabalhar em grandes empresas internacionais e outros ainda em pequenas empresas ou empregos públicos.

Escolha bem as palavras. Evite dar a impressão que você é superior.

Preste atenção também no contexto. Elogiar a roupa de alguém que acabou de fazer uma apresentação não costuma ser uma boa idéia. Dizer algo como "Você fez um bom trabalho para um negro" é uma ofensa preconceituosa mesmo que tenha tido a melhor intenção do mundo.

Elogie em Público e Critique em Particular

Podem haver pessoas que não gostem de serem elogiadas em público. Mas em geral elas gostam, pois se sentem importantes. Porém, críticas devem ser feitas em particular sem que outros ouçam.

Se você tiver dificuldades em elogiar, algumas idéias: Você pode elogiar habilidades, objetivos alcançados, evoluções, esforço, porque ajudou você, etc.

Dê o Feedback Logo que Acontecer

Quanto mais próximo do acontecimento, mais proveitoso será o feedback. Assim o avaliado terá mais tempo e capacidade para melhorar.

Além disso, o avaliado pode nem se lembrar do que aconteceu ontem, quanto menos no começo do mês, semestre ou ano.

Seja Sincero

Não elogie só para ganhar pontos com a pessoa. Elogios falsos podem fazer mais mal que críticas. Estes elogios falsos podem alimentar falsas ilusões.

Seja Prático e Proativo

Não critique apenas por criticar. Critique com o objetivo de contribuir com o avaliado. Como você pode falar de maneira que o ajude a melhorar?

Procure criticar apenas o que for realista para o avaliado. Por exemplo, não dá para esperar uma apresentação perfeita de quem tem dificuldade de comunicação.

Neste caso, você também pode ser proativo pesquisando previamente cursos que a pessoa pode fazer e recomendando para ele. Outra idéia é sugerir a ele fazer a pesquisa. Outra ótima opção é perguntar o que ele acha que poderia ajudá-lo.

Outra recomendação muito importante é relacionar o feedback com as metas, objetivos e sonhos do avaliado, tanto da empresa como pessoais dele. Pense quais elogios, sugestões e críticas podem causar maior impacto positivo nestes quesitos.

Explique o Porquê

Explicando a razão de porque algo precisa mudar pode motivar o avaliado a conseguir melhorar.

Muitas vezes o impacto do trabalho das pessoas mais operacionais não está claro para elas. O pior é quando parece que foi uma decisão imposta pela diretoria; ou o cliente quer algo que parece mais um capricho dele do que uma necessidade real. Isto faz com que estas pessoas não valorizem o próprio trabalho, o que fará com que elas fiquem insatisfeitas.

Utilize a Técnica do Sanduíche

A Técnica do Sanduíche contribui para que o avaliado se sinta menos mal com a crítica. Isto provavelmente auxiliará para que o problema seja corrigido.

A técnica consiste em começar o feedback com elogio, fazer uma crítica e finalizar com outro elogio. Ou seja, os elogios são o "pão" e a crítica, o "recheio".

Seja Específico

Este é um dos pontos mais importantes. Imagine se alguém der um feedback assim "Parabéns pelo seu trabalho! Você só precisa escrever melhor seus e-mails. Continue com seu bom trabalho!". Provavelmente o avaliado vai ficar pensando "Qual é o problema com meus e-mails?" e provavelmente nem vai lembrar que recebeu elogios.

Além disso, quando alguém elogia sem ser específico, refletimos se realmente a pessoa está sendo sincera.

Mas imagine um feedback assim: "Parabéns pelos seus relatórios! Foram entregues sempre no prazo, com um bom detalhamento e muito úteis, inclusive em um deles você nos recomendou mudar nossa ferramenta de e-mail marketing que fez com que economizássemos mais de 1.500 dólares por ano, fora a economia de tempo, já que ela é muito mais fácil de utilizar. Porém, você precisa melhorar o design. Procure seguir o formato do nosso padrão. Enquanto você entregar relatórios apenas para mim não há tanto problema. Mas quando começar a enviar para clientes, é importante manter a consistência da marca e passar credibilidade. Fora esta questão do design, seus relatórios estão melhores do que a maioria dos colaboradores, parabéns! "

Muito melhor, não é?

Não Generalize, Não Julgue

Julgar é algo complexo. Fazemos muito sem perceber.

Boa parte desses julgamentos aparecem na forma de generalizações. Como dizer que é burro porque fez algo errado; Ou dizer que "sempre" faz algo errado quando ,na verdade, já fez certo antes; Ou ainda dizer que o problema é de onde a pessoa vem (família ou região).

Também não dê a entender que você tem a resposta certa. Você pode não estar enxergando algum detalhe ou solução.

Perceba as Reações do Avaliado

Mesmo com todos os esforços, a pessoa pode achar que ela está certa e você, errado. Isso acontece porque ninguém gosta de estar errado ou pode não enxergar toda a verdade.

Pergunte, Não Force

Perguntar o que ele achou do feedback, ajuda não apenas a melhorar seu feedback, mas também para identificar diferenças de opinião.

Pergunte também para entender melhor sobre a razão de ele ter tomado certas atitudes. Por exemplo, faltar no trabalho porque a mãe morreu é totalmente justificável mas provavelmente poderia ter pedido para alguém avisar sobre a ausência.

Não tente forçá-lo a tomar alguma atitude. Ninguém gosta de ser forçado a nada. Ao invés disso, pergunte, entenda e motive.

Treine, treine e treine!

Apesar deste artigo provavelmente lhe ajudar, é preciso treinar para que realmente o aprendizado aconteça.

Você pode treinar conosco como explico no final deste artigo.

Uma outra maneira é participando do Toastmasters que tem como objetivo ajudar as pessoas a se comunicarem e liderarem melhor. Lá, o feedback é bastante utilizado e incentivado.

Como Receber e Aproveitar Bem seu Feedback

Lembre-se do Porque Vale a Pena

Você já deve saber que não é nada fácil ouvir críticas. Principalmente de quem não sabe dar um bom feedback.

Pode ouvir o que não esperava, e o pior, que preferia não ouvir.

Porém, o possível aprendizado que vai receber deve valer a pena. Por isso, lembre-se do porque vale a pena atingir suas metas, objetivos e sonhos.

Seja Proativo e Peça Feedback Frequentemente.

Uma das melhores maneiras de aprender mais é sendo proativo, estudando, avaliando tomando atitudes para a melhoraria contínua.

Além disso, é interessante pedir feedback com frequência. Isto vai ajudá-lo a ter mais informações do que deve ser melhorado. Principalmente porque aumentam as chances do avaliador se lembrar do que ocorreu.

Além disso, diminuem as chances de ser surpreendido com um feedback negativo, ou pior, com um aviso inesperado de demissão.

Ser proativo também pode significar se interessar não apenas nas metas que são estabelecidas para você mas também auxiliar o chefe (ou cliente) a atingir os objetivos dele, da área e da empresa como um todo. Você pode inclusive oferecer suas sugestões do que pode ser feito para melhorar mesmo o que não é de sua responsabilidade. Tome cuidado para não parecer que está se intrometendo, principalmente quando falar com clientes. Esclareça que seu objetivo é contribuir com eles.

Seja Humilde

O mais importante em um feedback é aproveitar os aprendizados.

Por isso seja humilde. Pode ser bom falar do que você conseguiu realizar e seu avaliador não saiba. Mas o foco deve ser o que você pode melhorar.

Se ele realmente acreditar que você quer evoluir, vai ser bom para você.

Evite Justificar

Quando aparecem as críticas, a maioria das pessoas ficam na defensiva. Justificativas e desculpas vão dar a impressão que não há intenção em melhorar. E, se ele achar isso, vai preferir não falar toda a verdade.

Pergunte. Focando em Aprendizado e Resultados

Faça perguntas que ajude você a entender qual é o problema, porquê é um problema e como você pode fazer melhor na próxima vez. Foque no que é mais importante. No que pode gerar mais aprendizados e resultados.

Certifique-se que na próxima ocasião você possa perceber o problema, identificar a melhor solução e corrigir o problema da melhor maneira possível.

Pergunte também o que você pode fazer além. Mostre seu interesse em ser proativo.

Anote os pontos principais

Faça anotações dos pontos principais. Isso reduz o risco de você perder alguma informação importante.

Agradeça e Diga o que você vai Fazer para Melhorar

Agradecer o feedback e falar quando e o que planeja fazer para melhorar mostrará que você está comprometido com a melhoria de seu trabalho.

Faça o que se Comprometeu e dê Retorno

Diga para o avaliador quando conseguir fazer o que se comprometeu mesmo que ele não seja seu superior. Você vai ganhar pontos que podem ser úteis no futuro.

A Quem Recorrer para Pedir um Bom Feedback

Seu Superior ou ainda mais Alto na Hierarquia

Essa é a resposta óbvia. A princípio é esperado que seu superior lhe ofereça feedback. Mas se isso não acontecer, pergunte a ele se tem alguma crítica ou sugestão. Diga que você ficaria feliz em saber a opinião dele, principalmente se isto lhe ajudar a melhorar seu trabalho.

Também pode ser uma boa idéia saber o que os chefes de seu chefe pensam de você. Porém, algumas pessoas podem achar que isso é desrespeito à hierarquia da empresa.

Seu Cliente

Se você for um empreendedor ou lidar diretamente com cliente, costuma ser uma boa idéia pedir feedback a ele. Se precisar escolher apenas uma categoria de pessoas, escolha seu cliente.

Seu Usuário

Às vezes quem utiliza o produto ou serviço não é o mesmo que paga por ele. Por exemplo, os pais pagam para os filhos irem na escola. Neste caso, os filhos são os usuários do serviço.

É importante perguntar a opinião dos usuários e melhorar a experiência deles.

Quem Tenha Experiência Parecida

Por exemplo, se você quer criar um ótimo conteúdo, é interessante pedir feedback para pessoas que criem ótimos conteúdos.

Ou seja, se você quer ser bom em algo específico, é bom saber o que outras pessoas que são boas nisso acham do seu trabalho.

Esta pessoa não precisa ser o maior especialista na área. Se for alguém que saiba um pouco mais que você já deve ser proveitoso. Além disso, ela pode oferecer uma visão totalmente diferente que pode contribuir em muito sua melhora.

Como Pedir um Feedback

Conheça o Avaliador

Procure conhecer o trabalho do seu avaliador e pense como você pode agregar valor para ele.

Agregue Valor

Agregar valor é algo que você possa fazer e será útil para o avaliador. Como oferecer um feedback útil, comentar nos posts dele nas redes sociais ou no website, ou ainda oferecer algum serviço ou conteúdo gratuito que você possa oferecer e seja útil a ele.

Diga o porquê o Avaliador deve dar Atenção

Quando você for pedir o feedback, procure encontrar alguma razão de o avaliador dar atenção a você.

Mostre que você conhece o trabalho dele. A mensagem não pode aparentar ser uma mensagem automática que você envia a dezenas de pessoas. Seja específico!

Diga o que Você Espera do Feedback

Diga o que você espera do feedback. Alguns minutos de conversa? Responder um questionário? Vai dar muito trabalho para ele?

Também é bom falar porque você quer o feedback dele. O que você gostaria que o feedback lhe ajude a alcançar em algumas semanas ou meses?

Dizendo quais são seus objetivos, metas e sonhos, maiores serão as chances de seu avaliador lhe ajudar da melhor forma. E de bônus ele pode se interessar mais por seu trabalho e se comprometer mais em lhe ajudar.

Fonte: https://posicionamentomagnetico.com/como-um-bom-feedback-negativo-e-positivo-pode-transformar-sua-vida/

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