Seria Silvio Santos o modelo de empreendedor que precisamos?

Silvio Santos ficou (muito) milionário vendendo Carnê do Baú, um crediário pago adiantado que, depois de muitos meses, podia ser trocado por produtos superfaturados; depois vendendo Tele Sena, um título de capitalização muito próximo da loteria, que na verdade nem deveria ser chamado de investimento, de tão podre que é. Sem julgar a índole nem a honestidade do homem Senor Abravanel, seria Silvio Santos o modelo de empresário que devemos admirar a valorizar no Brasil?
Não estou aqui discutindo a habilidade do Sr. Abravanel como apresentador e comunicador; estou discutindo os modelos de negócios que criaram os pilares financeiros de seu grupo de comunicação.
Os defensores do livre mercado vão dizer que ele não obrigava ninguém a comprar nada, o que é verdade e eu concordo. Mas a liberdade vem também com responsabilidade, eu não acho que Silvio Santos deva ser proibido de criar e vender os produtos descritos acima, nem ele nem ninguém, mas eu me reservo o direito de avaliar, questionar e emitir minhas análises sobre tais modelos de negócios.
Veja bem: não se trata de proibir Silvio Santos (ou quem quer que seja) com mais leis, trata-se de me deixar falar que estes produtos são exploração destrutiva de quem já tem pouco. Se algum dia a venda de crack for descriminalizada (e tomara que seja), eu com certeza vou desencorajar pessoas a consumi-lo, pois crack é um lixo que faz muito mal, mas continuarei sendo contra a prisão dos vendedores da droga. Deu pra entender?
Silvio implementou modelos de negócios que tiravam o pouco dinheiro do pobre de periferia brasileiro; quando há – sempre houve – espaço para criar valor ajudando o trabalhador a usar melhor ou ganhar mais dinheiro, como vemos com Natura, Avon, GetNinjas, EasyTaxi, 99, Singu, WhatsApp, YouTube e, posso falar, boo-box.
E mesmo assim, Silvio Santos é considerado um exemplo de empresário por praticamente todo brasileiro. O que você acha?
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/seria-silvio-santos-o-modelo-de-empreendedor-que-precisamos-gomes


Comentários