Diferentes atores sociais e seus aprendizados

Diante da diversidade em uma classe escolar cabe a todo professor estabelecer um currículo flexível com base nas observações e interações no dia a dia diante das atividades propostas estabelecendo planejamentos que ao mesmo tempo sejam satisfatórios do ponto de vista dos conteúdos programáticos e levando em conta as necessidades pessoais concretas de seus alunos e que facilite as socializações e as trocas de conhecimentos entre todos os alunos.
 Conforme evidenciado por Ossório (2002, p. 117), a estratégia pode ser definida como [...] um método de pensamento que organiza, a partir da posição particular de percepção de diferentes atores sociais, classificando, hierarquizando e valorizando os dados da realidade – a realidade de cada um – de um modo consciente e calculado com a marca dos interesses e ideologia de cada um, com vista a influir favoravelmente no curso dos acontecimentos.
Portanto todo educador tem que ser um mediador e incentivador que paute suas ações de forma correta favorecendo o aprendizado para todos os alunos, por isso há a necessidade de intervenções específicas para que os alunos com dificuldade de aprendizagem tenham sucesso e sejam incluídos.
Conclui-se que é indispensável o trabalho de educadores nas escolas que favoreçam as descobertas de potencialidades, criem intervenções específicas e possibilitem desenvolvimentos para a construção do ensino-aprendizagem de forma eficaz e plena para todos os alunos.

 Referência: OSSORIO, Alfredo. Planeamiento estratégico. Buenos Aires: INAP, 2002.


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