Diferentes atores sociais e seus aprendizados
Diante da diversidade
em uma classe escolar cabe a todo professor estabelecer um currículo flexível
com base nas observações e interações no dia a dia diante das atividades
propostas estabelecendo planejamentos que ao mesmo tempo sejam satisfatórios do
ponto de vista dos conteúdos programáticos e levando em conta as necessidades
pessoais concretas de seus alunos e que facilite as socializações e as trocas de
conhecimentos entre todos os alunos.
Conforme evidenciado por Ossório (2002, p.
117), a estratégia pode ser definida como [...] um método de pensamento que
organiza, a partir da posição particular de percepção de diferentes atores sociais,
classificando, hierarquizando e valorizando os dados da realidade – a realidade
de cada um – de um modo consciente e calculado com a marca dos interesses e
ideologia de cada um, com vista a influir favoravelmente no curso dos acontecimentos.
Portanto todo educador tem que ser um mediador
e incentivador que paute suas ações de forma correta favorecendo o aprendizado para todos os alunos,
por isso há a necessidade de intervenções específicas para que os alunos com
dificuldade de aprendizagem tenham sucesso e sejam incluídos.
Conclui-se que é indispensável o trabalho de educadores nas escolas que favoreçam as descobertas
de potencialidades, criem intervenções específicas e possibilitem desenvolvimentos
para a construção do ensino-aprendizagem de forma eficaz e plena para todos os
alunos.
Referência: OSSORIO,
Alfredo. Planeamiento estratégico. Buenos Aires: INAP, 2002.
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