Tiradentes

15 curiosidades sobre Tiradentes que você não aprendeu na escola

do BOL
  •                                                                                      Wikipedia
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um mártir da Inconfidência Mineira e seu dia é celebrado em 21 de abril desde 1965. Ele foi enforcado em 21 de abril de 1792, na Praça da Lampadosa (atual Praça Tiradentes), no centro do Rio de Janeiro.

Reprodução/EPTV
Reprodução/EPTV

1

 

Barba e cabelo

Diferente do que mostram as imagens dos livros didáticos, Tiradentes nunca usou barba e cabelos longos. Por ser militar, o máximo que poderia usar era um discreto bigode. Na hora do enforcamento, ele estava de cabelo raspado e barba feita.
Wikipedia
Wikipedia

2

 

Perdeu a cabeça

Após o enforcamento, o corpo de Tiradentes foi separado em quatro partes e foram expostas no caminho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Sua cabeça ficou exposta em um poste, em praça pública. Na terceira noite, foi roupada e nunca mais encontrada.
Reprodução/muriloprofessor
Reprodução/muriloprofessor

3

 

Mineiro no Rio

Apesar de ser mineiro, foi no Rio de Janeiro que Tiradentes entrou em contato com as ideias revolucionárias iluministas e também se dedicou a melhorias urbanas na cidade, idealizando o abastecimento regular para a população, a construção de moinhos e serviços de barcas de transporte de passageiros. Ele foi enforcado no Rio de Janeiro, na atual Praça Tiradentes.
Reprodução/fotoempauta
Reprodução/fotoempauta

4

 

Novo herói

Não foi a morte que o transformou em um herói. Tiradentes só foi reconhecido como tal 98 anos após sua morte, quando a data se tornou feriado nacional, em 1890.
Reprodução/Divulgação
Reprodução/Divulgação

5

 

Comparação com Jesus Cristo

A primeira pintura oficial de Tiradentes data de 1890, quando foi feita retratando o mártir com barbas e bigodes, parecendo a imagem que se tem de Jesus Cristo.
Reprodução/iosclinica
Reprodução/iosclinica

6

 

Leilão

No dia 4 de julho de 1792, os instrumentos odontológicos usados por Tiradentes foram comprados em um leilão por Francisco Xavier da Silveira, que pagou 800 réis pela bolsa completa.
Reprodução/mariajosedequeiroz
Reprodução/mariajosedequeiroz

7

 

Filhos

Apesar de não ter se casado, Tiradentes deixou dois filhos: João, que teve com a mulata Eugênia Joaquina da Silva e Joaquina, fruto de seu relacionamento com a viúva Antônia Maria do Espírito Santo.
Reprodução/Olimpiadas/UOL
Reprodução/Olimpiadas/UOL

8

 

Sua fama como dentista não era das melhores

Como dentista, Tiradentes não gostava muito de arrancar os dentes de seus pacientes, preferia preservá-los, mas quando era necessário, o fazia. Mas também fazia coroas em marfim e osso de boi para preservar os dentes possíveis.
Wikipedia
Wikipedia

9

 

Outros trabalhos

Além de ter trabalhado como dentista, Tiradentes foi também tropeiro, minerador e até engenheiro. Entrou para a 6ª companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente.
Reprodução/tumblr
Reprodução/tumblr

10

 

Coração apaixonado

Aos 40 anos, Tiradentes se apaixonou por Ana, filha de um sargento, que tinha apenas 15 anos. O romance não teve sucesso, pois a moça já era prometida a outro homem.
Reprodução/UOL
Reprodução/UOL

11

 

Aparência

Segundo relatos da época, Tiradentes era alto, magro e muito feio.
Reprodução/museujuliodecastilhos
Reprodução/museujuliodecastilhos

12

 

Prisão

Tiradentes passou seus últimos três anos de vida na prisão antes de ser enforcado.
Reprodução/frags.wiki
Reprodução/frags.wiki

13

 

Últimas palavras

Os livros didáticos contam que as últimas palavras de Tiradentes foram "Cumpri minha missão, morro com a liberdade", porém, alguns relatos não oficiais, dizem que, após subir os 21 degraus para chegar à forca, ele teria dito ao carrasco "seja rápido".
Reprodução/camara.leg.br
Reprodução/camara.leg.br

14

 

Carrasco

O escrevo Jerônimo Capitânia tornou-se carrasco oficial quando trocou sua pena de morte por uma pena de prisão perpétua, ao ter sido encarregado de matar Tiradentes.
Reprodução/cooperforte
Reprodução/cooperforte

15

 

Patrono cívico da nação

Tiradentes é o "patrono cívico da nação", ou seja, o único brasileiro que tem sua data de morte como feriado nacional.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/bol-listas/15-curiosidades-sobre-tiradentes-que-voce-nao-aprendeu-na-escola.htm?cmpid=fb-uolnot


Comentários